Oliveirense homenageada pela conquista da Taça Continental

Data: 18/10/2017
Troféu foi conquistado na cidade de Viareggio, em Itália

Apenas dois dias após ter conquistado a 37ª Taça Continental, a Câmara de Oliveira de Azeméis homenageou a equipa de hóquei em patins da União Desportiva Oliveirense (UDO) pelo feito histórico conseguido na cidade de Viareggio, Itália.

A Oliveirense conquistou a Taça Continental a 15 de outubro ao derrotar no jogo decisivo os espanhóis do Réus, os atuais campeões europeus, por 7-4 numa partida em que esteve sempre a vencer logo a partir dos seis minutos.

Este foi o troféu mais importante conquistado até hoje pelo clube de Oliveira de Azeméis.

Na receção a dirigentes e jogadores, o presidente da autarquia, Isidro Figueiredo, disse que a vitória em Itália “foi um triunfo mais do que merecido” depois da equipa ter estado já perto de conquistar outros títulos mas acabando sempre “por morrer na praia”.

“Estavam reunidas as condições para o clube alcançar este êxito”, disse o autarca, deixando à equipa palavras de apreço mas também de estímulo para as batalhas que aí vêm.

O presidente da autarquia referia-se à conquista do campeonato nacional, considerando-o “o próximo desafio” do clube oliveirense.

“Queremos muito mais e quem conseguiu este êxito vai conseguir outros títulos apesar do desafio forte”, afirmou o autarca antes de agradecer aos jogadores e dirigentes “o esforço e a forma como honram as cores da União Desportiva Oliveirense”.

A importância da vitória e o orgulho que a mesma representa para o concelho e para o hóquei em patins português mereceram também palavras emocionadas do presidente da Assembleia Municipal, Jorge Oliveira e Silva, e do responsável da secção de hóquei da UDO, António Valente.

Na primeira vez em que a Taça Continental foi disputada por quatro equipas - os finalistas da Liga Europeia e os finalistas da Taça CERS - a Oliveirense conquistou o troféu batendo na final a equipa do Réus.

O jogo disputado no pavilhão do Viareggio foi uma reedição da final de maio da Liga Europeia, jogo que foi favorável então aos catalães. Para atingir a final no passado domingo, a Oliveirense venceu, na meia-final, o Óquei de Barcelos por 4-2, após prolongamento.

Esta foi a primeira vitória da UDO nesta prova europeia, passando o clube oliveirense, juntamente com o Benfica, FC Porto e Óquei de Barcelos, a figurar entre os clubes europeus que já conquistaram o troféu desde que foi criado em 1979 sob a designação de Supertaça Europeia, opondo até 1995/96 os vencedores da Taça dos Campeões Europeus e da Taça das Taças.

Em 1997, com o desaparecimento da Taça das Taças, a prova passou a designar-se Taça Continental sendo disputada entre o vencedor da Liga Europeia e da Taça CERS.

Em 2017 e em sistema de final-four, a Taça Continental passou a ser disputada pelos finalistas da Liga Europeia e da Taça CERS.