Câmara Municipal inaugura trilhos na Quinta do Comandante

Data: 11/08/2020

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis anunciou a criação de três percursos que denominou “Trilhos do Comandante” destinados, em especial, aos amantes do desporto e da natureza.

Os percursos, nas modalidades de marcha e corrida, BTT e trail, situam-se na Quinta do Comandante, em Santiago de Riba Ul, numa zona de rara beleza que convida a uma caminhada, à atividade física e ao contacto íntimo com a Natureza.

“Estes percursos inserem-se na preocupação da Câmara Municipal em promover o bem-estar físico e a saúde dos oliveirenses”, afirmou o presidente da edilidade, Joaquim Jorge, na inauguração que contou com as presenças do vereador do desporto, Helder Simões, do presidente da União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madaíl, Manuel Alberto, e do presidente da Junta de Freguesia de São Roque, Amaro Simões.

Os trilhos estão localizados num local que reúne todas as condições para a prática desportiva informal enquadrando-se na estratégia municipal de promoção de hábitos de vida saudável.

Segundo Joaquim Jorge, esta resposta de desporto e natureza vem juntar-se aos circuitos “mapa minuto”, um conjunto de circuitos urbanos criados recentemente em articulação com o Agrupamento dos Centros de Saúde de Entre Douro e Vouga II – Aveiro Norte.

O circuito destinado a marcha e corrida, de baixa dificuldade, tem uma extensão de 1,6 quilómetros enquanto o percurso para os amantes de BTT, de dificuldade média, possui uma distância de 2,1 quilómetros.

O maior percurso, com 3,2 quilómetros, é o circuito de trail running, com dificuldade média.

Os trilhos, criados no âmbito do Centro de Marcha e Corrida, são aconselhados a pessoas com mais de 16 anos de idade, exceto se forem acompanhados por pessoa adulta.

De forma a ser preservada a fauna e a flora, a Câmara Municipal apela aos utilizadores para uma utilização racional do espaço não sendo autorizadas bicicletas fora do trilho BT e a utilização de veículos motorizados. Está proibida também a entrada nas ruínas da Quinta do Comandante e a realização de fogueiras ou fogo.

“Deste local não leve mais do que as suas fotografias e não deixe mais do que as suas pegadas” é o apelo da Câmara Municipal.