Percurso "Covais a Currais" em construção

Data: 23/02/2022

O Município de Oliveira de Azeméis está a construir uma rede de percursos pedestres que unirá todo o concelho numa grande rota circular com cerca de 100 quilómetros, onde se inclui pequenos percursos em cada uma das freguesias do concelho.

Existirão percursos oficiais de Trail Running, um em Ul, com uma extensão máxima de 18 Km e que foi já inaugurado com a designação “Um Rio, Muitos Moinhos” e um outro que iniciará no Santuário de La Salette, ligando Oliveira de Azeméis, Pindelo, Carregosa, Fajões, Cesar, Macieira de Sarnes, Nogueira do Cravo e São Roque, numa rota circular com mais de 30 Km.

Neste momento encontra-se em fase avançada, a marcação de todo o rio Antuã, desde a sua entrada no concelho, em Currais na freguesia de Carregosa, até Covais na freguesia do Pinheiro da Bemposta.

É essencial incluir nos percursos pedestres todas as freguesias, mostrando o que de mais belo existe ao nível local, nas vertentes paisagísticas, patrimoniais e históricas, não esquecendo a beleza e diversidade da nossa envolvente natural. A Câmara Municipal tudo fará para envolver toda a comunidade na criação destes percursos, para que a mesma se identifique com eles e no futuro os percorra, sentindo-os como um reflexo coletivo da sua visão dos percursos pedestres no seu território.