Atletas já têm pavilhão para a formação

Data: 28/09/2009
Pavilhão municipal: um investimento superior a um milhão de euros
Dois jogos, um de futsal e outro de basquetebol com as equipas do Sporting, Futebol Clube do Porto, União Desportiva Oliveirense e Futsal Clube de Azeméis assinalaram a inauguração do pavilhão municipal de Oliveira de Azeméis, um equipamento que custou mais de um milhão de euros.

O edifício está implantado na zona escolar e desportiva da cidade sendo a última infra-estrutura que «fecha» aquele espaço onde já estão instalados o pavilhão da UDO, os courts do Clube de Ténis de Azeméis, a piscina municipal e o centro de formação da União Desportiva Oliveirense.

«Esta obra será uma referência no plano desportivo em geral mas acima de tudo uma referência para a formação desportiva», afirmou o presidente da autarquia na cerimónia de inauguração, recordando que «Oliveira de Azeméis tem grandes tradições desportivas e com pergaminhos no que diz respeito à formação dos jovens em diversas modalidades de pavilhão».

Segundo Ápio Assunção, «o crescimento da formação desportiva veio, com o tempo, demonstrar a necessidade desta obra» que «pretende ser um espaço multi-desportos».

A autarquia aspira a que o novo equipamento seja «uma oficina de campeões que valorize e potencie ainda mais Oliveira de Azeméis como uma referência do desporto nacional».

O autarca recordou que no concelho «a área desportiva sofreu, nos últimos anos, o maior incremento de sempre quer na criação de estruturas quer na promoção de eventos».

O investimento na construção do pavilhão, piscina municipal, acessibilidades e arranjos exteriores, totalizou cerca de 6,5 milhões de euros.

Albino Martins, vereador do desporto, lembrou que o equipamento vem responder ao desejo de «centenas ou milhares de jovens praticantes de diversas modalidades desportivas».

Para o responsável do desporto o momento é de «grande significado para os desportistas oliveirenses» que passarão a usufruir de boas condições para a sua formação.

«Não negando a possibilidade de receber competições seniores sempre que haja disponibilidade, a grande prioridade há-de ser sempre a formação porque foi com esse desiderato que o pavilhão nasceu», disse.

Em relação ao futuro da zona escolar e desportiva o vereador aponta, nos próximos anos, para a requalificação das escolas, já em fase de projecto, e o futuro estádio, também idealizado para as proximidades, há-de passar do sonho à realidade».

O pavilhão estende-se por uma área superior a três mil metros quadrados e é constituído por duas naves, uma principal (área de evolução desportiva com 1330 metros quadrados) e uma outra, secundária, com 224 metros quadrados.

O equipamento, que faz recurso à utilização de energias renováveis (energia solar e biomassa para aquecimento de água), destina-se à formação de atletas dos clubes do concelho estando ainda aberto à prática desportiva das escolas.

O pavilhão foi concebido ainda para acolher eventos de alta competição.
  • Pavilhão municipal