Autarquia empenhada em finalizar velho sonho da associação A Noz

Data: 27/01/2010
Hermínio Loureiro, presidente da autarquia, visitando as obras do pavilhão gimnodesportivo da Associação A Noz
A construção dos arranjos exteriores e das acessibilidades ao futuro pavilhão gimnodesportivo de Nogueira do Cravo vai sentar à mesma mesa a Câmara de Oliveira de Azeméis, a Junta de Freguesia, a Associação A Noz e o promotor da urbanização onde está a ser construída a infra-estrutura, anunciou o presidente da autarquia no final de uma visita ao empreendimento.

O pavilhão, da responsabilidade da Associação Nogueirense de Cultura e Desporto (Noz), está a ser construído paredes-meias com a urbanização conhecida por «Minas do Pintor» tendo sido objecto de uma candidatura ao Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC), entidade financiadora da obra em 498 mil euros.

«A Câmara vai, conjuntamente com a Junta de Freguesia, a Associação A NOZ e o promotor privado da zona envolvente, criar as melhores condições do ponto de vista da acessibilidade e dos arranjos exteriores do pavilhão pelo que a segunda fase do projecto passa por olhar com atenção para esta questão», afirmou Hermínio Loureiro.

«Pretendemos que, paralelamente à construção do pavilhão, esteja já em curso a questão dos arranjos exteriores para que não aconteça termos o pavilhão pronto sem termos acessibilidades para o mesmo», disse o autarca depois de visitar as obras do pavilhão na companhia de técnicos e responsáveis associativos.

«Esse é um trabalho que tem de ser iniciado desde já e que precisa de ter a colaboração de todas as entidades como a autarquia, a junta de freguesia, a Noz e o promotor privado da urbanização», adiantou.

Sobre o pavilhão, o autarca disse tratar-se de mais uma infra-estrutura que irá ser «colocada à disposição da população e dos praticantes desportivos do concelho de Oliveira de Azeméis, mais concretamente da freguesia de Nogueira do Cravo».

«É um sonho antigo da associação A Noz mas também da comunidade envolvente que tem conseguido financiamentos públicos e privados no sentido de dotar esta área do concelho com mais uma infra-estrutura desportiva de qualidade».

Hermínio Loureiro quer que a nova infra-estrutura, no valor de 698 mil euros, seja «considerada uma referência não só no plano desportivo mas também nos sectores recreativo e cultural já que a associação desenvolve outras actividades que não se esgotam só no desporto. «Esta obra permite dotá-la de outras valências e o objectivo é trabalhar nesse sentido», disse.

Manuel Rebelo, presidente da junta de freguesia, garante que tudo será feito para que «este projecto seja mais uma valia para a freguesia e para o concelho».

Segundo Hermínio Loureiro «o pavilhão está inserido numa zona residencial de qualidade mas também com uma componente desportiva e de lazer uma vez que ali perto se situa o campo de futebol do Real Clube Nogueirense que precisa, rapidamente, de ver resolvido o problema da construção dos balneários».

A Associação A Noz foi criada em Novembro de 1984 com o objectivo de dinamizar actividades culturais e desportivas, levantamentos etnográficos, manifestações de arte, educação musical e desenvolvimento de modalidades desportivas e de educação física.

Ao longo da sua existência a associação tem realizado exposições, espectáculos e eventos culturais, desportivos e recreativos, da responsabilidade das diferentes secções.