Cidade recebe Volta a Portugal a 09 de agosto

Data: 04/07/2013

A cidade de Oliveira de Azeméis recebe no dia 09 de agosto a edição de 2013 da Volta a Portugal em bicicleta.

A simbólica e marcante efeméride aumenta expectativas e anseios sobre o que se vai desenrolar entre 7 e 18 de agosto quando, 86 anos depois de nascer, surgir a 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros.

A prova terá 11 dias de competição e 1607,2 km. O Prólogo, no coração da capital, a 7 de agosto, terá como aliciante a discussão em sistema de contrarrelógio por equipas como há vários anos não acontecia.

Depois das primeiras emoções e de uma neutralização até à região oeste, será a vila do Bombarral a receber a caravana.

A primeira etapa, com 203,3 km, será também a mais longa desta edição da Volta saindo da capital da pera rocha em direção a Aveiro.

O terceiro dia de prova que conta apenas como a segunda tirada, vai correr-se entre Oliveira de Azeméis e Viana do Castelo com a particularidade da Volta regressar ao monte de Santa Luzia, um dos ex libris da cidade do Lima.

No dia seguinte com a saída da Trofa, um dos mais jovens concelhos portugueses, a Volta andará entre o Douro e o Minho chegando a Fafe, a “sala de visitas” da região minhota.

A 11 de agosto, Arouca vai servir de cenário para a partida da 4ª etapa.

Cumprida a jornada de repouso, a 13 de agosto, o pelotão ainda não deverá ter qualquer certeza quanto ao nome daquele que será a principal figura da prova. Estarão ainda pela frente 687,9 km até à conclusão em Viseu.

A 6ª etapa partirá da Sertã e, depois de rolar pela zona centro do país, irá terminar no empedrado da Avenida Nuno Álvares, em Castelo Branco, local onde no passado se concluíram tantos e empolgantes finais de etapa da Volta.

A 7ª etapa vai terminar em Gouveia depois de percorrer alguns dos principais picos da Serra da Estrela, como as Penhas Douradas e Penhas da Saúde.

O penúltimo dia de competição fica reservado aos contrarrelogistas com uma etapa longa de contrarrelógio individual entre o Sabugal e a Guarda. Os 35,3 km permitirão dar mais uma ajuda para encontrar o vencedor da 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros.

Por fim, no domingo, 18 de agosto, em Viseu, o ciclismo associa-se aos grandes festejos populares de S. Mateus.

São 130 km que tocam nos vários pontos do concelho de Viseu e ainda três vizinhos, constituindo-se como a mais curta tirada em linha que na parte final irá percorrer várias vezes o centro urbano de Viseu, permitindo aos milhares de pessoas que vão assistir ao Grande Final da Volta ter mais contacto com a competição.

Duas semanas depois de deixar a capital e com 1607,2 km pedalados, estará definido o vencedor da 75ª Volta a Portugal Liberty Seguros, a edição das “bodas de diamante”.