Empresa «GEDAZ» quer novas dinâmicas nos equipamentos desportivos

Data: 07/12/2009
Vereador Pedro Marques, presidente do Conselho de Administração da empresa municipal «GEDAZ», usando da palavra na tomada de posse
A gestão dos equipamentos desportivos do concelho de Oliveira de Azeméis será rigorosa, dinâmica e transversal a áreas tão importantes como os sectores da cultura e educação, afirmou o vereador Pedro Marques na tomada de posse como presidente do Conselho de Administração (CA) da empresa municipal GEDAZ - Gestão de Equipamentos Desportivos de Azeméis.

A empresa foi criada este ano pela autarquia para assegurar a gestão de todos os equipamentos existentes no município com o objectivo de imprimir uma nova dinâmica nas infra-estruturas, em especial na piscina e no pavilhão municipal.

«São dois equipamentos de excelência que têm, de alguma forma, servir de alavanca para uma nova filosofia de desporto municipal em Oliveira de Azeméis», afirmou o presidente do Conselho de Administração na tomada de posse.

«As exigências serão muitas e os colaboradores terão um papel muito importante nas decisões que venham a ser tomadas a nível empresarial e de gestão autárquica», disse Pedro Marques que se encontrava acompanhado dos dois outros elementos do CA, os vereadores Isidro Figueiredo e Gracinda Leal, e ainda dos presidentes da autarquia e Assembleia Municipal, Hermínio Loureiro e Jorge Silva, respectivamente.
«A GEDAZ tem, claramente, um fim empresarial tendo de atingir autonomia financeira», defendeu, acrescentando que «os equipamentos têm de ser rentáveis através de uma gestão rigorosa e empreendedora».

Segundo Pedro Marques «os objectivos da GEDAZ são dinamizar o desporto em todas as vertentes desde a natação, ao futebol e a todas as modalidades amadoras e fazer um ‘upgrade’ nos equipamentos desportivos introduzindo-lhes dinâmicas e adequando-os à realidade actual».

A autarquia manterá uma «correlação muito próxima com a GEDAZ», associada à inclusão dos sectores da educação e da cultura na «dinâmica da própria empresa».

«São duas vertentes que têm de trabalhar a par do desporto e a inclusão dos vereadores da educação e da cultura no Conselho de Administração tem a ver com o facto deste ano ser importante para a GEDAZ e de cooperação com a câmara municipal», disse.

«Todo o trabalho vai ser feito, em parte, na esteira deste compromisso de honra que existe e nada melhor do que ter os dois vereadores dessas áreas a trabalhar comigo», acrescentou o dirigente da GEDAZ, sublinhando que «estes equipamentos (piscina e pavilhão municipal) estão muito virados para a juventude e para o carácter pedagógico que o desporto tem».

Para Hermínio Loureiro, presidente do município, «a criação da empresa municipal foi uma boa aposta para dinamizar a prática desportiva» e pode ser um «caminho a ser seguido noutros sectores».

O autarca realçou a «transversalidade» da gestão da GEDAZ a outras áreas indissociáveis do desporto: a cultura e a educação.

«Queremos que a gestão seja inovadora e uma referência a esse nível e que o grau de satisfação seja elevado e os utentes gostem de frequentar estes equipamentos», afirmou Hermínio Loureiro considerando ainda como outro objectivo a «melhoria dos índices da prática desportiva no concelho».
  • Vereador Pedro Marques, presidente do Conselho de Administração da empresa municipal GEDAZ, usando da palavra na tomada de posse
  • Tomada de posse teve a presença dos colaboradores da empresa municipal «GEDAZ»