Núcleo de Atletismo de Cucujães orgulha o concelho

Data: 14/07/2011
Núcleo de Atletismo de Cucujães conquistou, pela terceira vez, o título de campeão nacional de veteranos e foi homenageado pela autarquia

O Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC) foi homenageado pela Câmara de Oliveira de Azeméis pela conquista do título de campeão nacional de veteranos 2011.

A associação, que se sagrou em Junho tricampeã nacional de atletismo na pista do centro de estágios do Luso, foi considerada um «clube de campeões» pelo presidente do município, Hermínio Loureiro.

O clube, presidido por Joaquim Correia, é detentor de vários títulos distritais e nacionais de atletismo, tornando-o um dos mais representativos e respeitados do município.

Nos seus 35 anos de existência, a associação viu ainda três dos seus atletas vestirem a camisola da selecção nacional e um deles foi medalhado, em 1998, nos «Europeus» de Budapeste.

«O Núcleo de Atletismo de Cucujães orgulha o concelho sendo um extraordinário exemplo da prática desportiva, apostando quer na formação de atletas, quer na promoção da actividade física», afirmou o presidente da autarquia.

«O clube contribui de forma decisiva para a aposta do município em aumentar os índices da prática desportiva, ajudando Portugal a aproximar-se de outros países», disse Hermínio Loureiro na recepção aos atletas e à direcção.

O autarca lembrou que os êxitos alcançados só têm sido possíveis à custa da «entrega e de sacrifícios pessoais e profissionais de atletas, técnicos e dirigentes» mas sublinhou que esse esforço «tem valido a pena».

«É uma associação que merece todo o respeito e apoio da autarquia desenvolvendo um papel importante junto da juventude», frisou, deixando claro o apoio do executivo à conclusão das obras da nova sede.

«Contem com a câmara municipal», afirmou Hermínio Loureiro, realçando o «ecletismo desportivo do concelho» onde se inclui, a par de outros clubes, o Núcleo de Atletismo de Cucujães.

António Pinho, responsável técnico pelo atletismo, considerou o título alcançado um «exemplo e uma referência para os atletas mais novos».

O técnico lembrou o permanente trabalho de formação que tem permitido ao NAC a conquista de títulos nacionais e notoriedade no panorama do atletismo português. Os últimos títulos foram conquistados por Adrião Rodrigues que se sagrou campeão nacional de juniores em 5 000 metros e vice-campeão nacional de 3 000 metros obstáculos.

«A equipa ultrapassou já as fronteiras da freguesia e do próprio concelho pois ela é constituída também por atletas de outros concelhos do país», observou António Pinho, destacando ainda o papel social e cultural do clube.

Fundado em 1976, o NAC tem no atletismo a sua actividade principal, com cerca de uma centena de praticantes de todos os escalões etários.

A outra modalidade praticada, o xadrez, também segue uma trajectória vitoriosa, a prová-lo a recente subida à II Divisão Nacional.

O NAC está neste momento filiado na Federação Portuguesa de Atletismo, Federação Portuguesa de Xadrez, Fundação INATEL, Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio, Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis, Registo Nacional de Associações Juvenis, Federação das Associações Juvenis do Distrito de Aveiro e Federação Nacional das Associações Juvenis.