Oliveira de Azeméis cria centro de treino de boccia

Data: 04/06/2010
A criação do Centro de Treino Municipal de Boccia envolve uma parceria entre a autarquia e a Cerciaz concretizada num protocolo.

A Câmara de Oliveira de Azeméis pretende criar um Centro de Treino Municipal de Boccia (CTBMOA) destinado a apoiar e a fomentar a prática desportiva das pessoas portadoras de deficiência.

A nova estrutura, resultante de um protocolo assinado entre a autarquia e o Centro de Recuperação de Crianças e Jovens Deficientes e Inadaptadas de Oliveira de Azeméis (Cerciaz), vem criar novas condições no desenvolvimento da modalidade dando oportunidade aos atletas de se prepararem melhor para as competições.

«Além da melhoria do treino existem outros objectivos a atingir que são a realização de um campeonato anual concelhio e a participação em competições», afirma Hermínio Loureiro, presidente do município.

Segundo o autarca, o protocolo rubricado «teve em conta o facto do boccia ser uma das modalidades com maior número de praticantes, em especial junto da população com paralisia cerebral».

As limitações inerentes à mobilidade condicionada levam Hermínio Loureiro a considerar os praticantes de boccia «super atletas» mas reforça ser fundamental «criar condições para que eles possam melhorar as suas aptidões».

O autarca recorda o apoio que o município tem dado, nos últimos anos, à modalidade acolhendo estágios da selecção portuguesa.

Nos últimos anos a prática tem registado uma adesão crescente no concelho depois da realização de vários estágios da selecção nacional de preparação para os Jogos Paraolímpicos de Atenas 2004 e Campeonato da Europa, em 2005.

Oliveira de Azeméis acolheu ainda, em 2005, a fase final do campeonato nacional, o campeonato de Portugal (2004) e o campeonato nacional, em 2003.

O CTBMOA pode ser utilizado por todas as pessoas portadoras de deficiência sendo intenção da autarquia a federação de uma equipa do município na Associação Nacional de Deficiência - Paralisia Cerebral.

Além da prática desportiva, outros objectivos do Centro de Treino passam pela «valorização pessoal» dos portadores de deficiência através do desporto, a diminuição das diferenças e a inclusão social.

«O desporto é um excelente factor de integração e nessa perspectiva temos vindo a apoiar o desporto adaptado», destaca Hermínio Loureiro, esperando que, no futuro, o centro de treino de boccia «seja considerada uma escola de campeões».

Nos termos protocolares, o espaço e o material necessários para o Centro de Treino desenvolver a actividade é da responsabilidade da Cerciaz. A esta instituição cabe ainda a organização anual do Campeonato Concelhio de Boccia, a responsabilidade técnica pelo CTBMOA e pela participação dos jogadores nas competições oficiais.

Segundo a parceria institucional, compete à autarquia o apoio financeiro ao CTBMOA e a cedência de um pavilhão desportivo para a realização do campeonato concelhio de boccia.

O boccia, um jogo de precisão destinado a pessoas com paralisia cerebral e com doenças neuro degenerativas, é a segunda modalidade paraolímpica que mais medalhas conquistou para Portugal assumindo um papel importante na reabilitação do deficiente a nível recreativo e competitivo.

O jogo foi introduzido em Portugal em 1983 aquando da realização do primeiro curso de Desporto para Deficientes com Paralisia Cerebral. No ano seguinte integrou o calendário competitivo do Campeonato Nacional para a paralisia Cerebral como modalidade de demonstração.

Em 1988 foi reconhecido como modalidade Paralímpica sendo hoje uma das práticas com maior número de praticantes no que se refere à população com Paralisia Cerebral.

No plano competitivo a modalidade é jogada ao nível do Campeonato Nacional (por zonas), Fase Final e Campeonato de Portugal. A nível internacional destaque para os Campeonatos da Europa e do Mundo, a Taça do Mundo e os Jogos Paraolímpicos.