Oliveira de Azeméis recebe a elite dos atletas de BTT na XCO Cup

Data: 23/03/2012
Organização da XCO CUP de Oliveira de Azeméis antevê novo sucesso para a prova que se realiza no dia 1 de Abril próximo da piscina municpal

Os melhores atletas nacionais e internacionais de BTT vão encontrar-se no dia um de Abril na XCO Cup de Oliveira de Azeméis, a última prova antes dos Jogos Olímpicos que se realizam este ano entre 27 de Julho e 12 de Agosto na cidade de Londres, Inglaterra.

A prova, de categoria C1, é a única realizada em Portugal e conta já com a inscrição de atletas e equipas de vários países à procura de melhorar o seu ranking internacional.

Segundo Pedro Marques, vereador do desporto da autarquia, a realização da prova eleva a cidade de Oliveira de Azeméis ao estatuto de «capital do BTT» tendo em conta que «o município é o único do país com uma prova de XCO C1 e uma etapa da Taça de Portugal».

«Podemos afirmar que somos já a capital do BTT no país», afirmou Pedro Marques na apresentação do evento organizado pela escola de ciclismo Bruno Neves, em parceria com a empresa municipal de desporto GEDAZ.

«Queremos chegar muito mais longe em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo e com a escola Bruno Neves e esta prova é a porta de entrada para a realização de outras competições», disse, considerando que Portugal tem potencial para «marcar posição no calendário internacional do BTT porque possui muitos atletas com valor».

A prova, a decorrer junto à piscina municipal, é exigente em termos financeiros e organizativos mas Pedro Marques afirma que o município «já provou a sua capacidade para organizar grandes eventos desportivos».

«Trata-se de uma competição financeiramente exigente mas temos que encontrar meios para a sua sustentação para que ela continue a integrar o calendário internacional», defendeu.

O selecionador nacional de BTT e representante da Federação Portuguesa de Ciclismo, Pedro Vigário, considerou estarem reunidas as condições para o sucesso do evento, à semelhança da edição de 2011.

A mesma opinião manifestou o vereador da educação, Isidro Figueiredo, destacando o trabalho «em rede» das entidades envolvidas que permitirá, «mais uma vez, divulgar o nome de Oliveira de Azeméis».

Com partida e chegada no lugar de Fonte Joana, a XCO CUP atribui pontos para o ranking UCI MTB XCO e é disputada em circuito fechado numa distância de 4,8 quilómetros, numa pista «ao nível das melhores do país», segundo Rúben Almeida, o vencedor da prova em 2011.

A competição está dividida em três corridas, a primeira, com início às 10h00, é destinada a veteranos e promoção, seguida da corrida das elites/sub23 femininas, juniores femininas, cadetes masculinos e veteranas. A última prova, com partida às 14h45, será disputada pelas elites sub/23 masculinos e juniores masculinos.

Segundo o regulamento, os atletas contam com duas zonas de abastecimento e assistência técnica (100 metros após a linha de meta e ao km 2,9).

Na véspera da prova, no sábado, realiza-se um torneio inter-regional de BTT, a inovação do programa deste ano, anunciado pela presidente da escola Bruno Neves, Cristina Neves, e considerado pela organização «um meio de divulgação da modalidade e de sensibilização para a prática do desporto, em particular do BTT».