Oliveira de Azeméis recebe Campeonato Nacional de Estrada

Data: 10/01/2011
O Campeonato Nacional de Estrada corre-se a 16 de Janeiro na freguesia de Cesar, em Oliveira de Azeméis, com os actuais campeões nacionais

A freguesia de Cesar, no concelho de Oliveira de Azeméis, recebe, a 16 de Janeiro, o Campeonato Nacional de Estrada com a presença dos actuais campeões nacionais Licínio Pimentel e Sara Moreira.

A competição nacional é a primeira realizada no distrito de Aveiro, sob a responsabilidade da Associação da Cultura e Desporto de Cesar «Villa Cesari» (http://www.villacesari.org/) e com o apoio da autarquia.

Segundo Hermínio Loureiro, presidente do município, a 12ª prova de Atletismo de Cesar/Campeonato Nacional de Estrada, será «o primeiro grande evento desportivo de 2011 no concelho».

Para o autarca, a prova constitui «um desafio que não pode ser desperdiçado, não só pela valorização da imagem do concelho, mas também pela promoção da prática desportiva».

«O objectivo passa por atrair visitantes, estimular o gosto pela prática desportiva e fomentar a melhoria das infra-estruturas de apoio aos atletas», disse Hermínio Loureiro, considerando que a Associação Villa Cesari, «tem vindo a realizar um trabalho notável, patente nas edições anteriores e no número de praticantes».

«O atletismo é a modalidade que mais títulos tem dado ao nosso país, fruto do empenho e dos muitos quilómetros de treino», disse Hermínio Loureiro na apresentação do evento.

«A autarquia vai continuar a melhorar a qualidade das instalações desportivas contribuindo para o aumento do número de praticantes», revelou.

Sublinhou ainda que «em termos de política desportiva o município tem atraído grandes organizações desportivas, onde se inclui o Campeonato Nacional de Estrada».

«Se as condições atmosféricas permitirem estarão reunidas as condições necessárias para uma grande prova, onde participarão os atletas de topo», afirmou.

Licínio Pimentel, actual campeão nacional de estrada, destacou a vertente competitiva da prova referindo que «é fundamental o trabalho em equipa».

O campeão antevê «uma luta até ao último ponto entre a sua equipa, a Conforlimpa, e o Maratona», comprometendo-se a «dar o seu melhor».

Para Pedro Marques, presidente do Conselho de Administração da empresa municipal GEDAZ, o campeonato «é um excelente meio de aproveitar as sinergias dos clubes e alimentar o valor dos atletas».

Segundo João Ruela, presidente da Associação de Atletismo de Aveiro, «o circuito de Oliveira de Azeméis é um desafio que se apresenta aos atletas de forma salutar».

«Vão estar a competir os melhores atletas nacionais na modalidade de atletismo pelo que o concelho será um palco excelente para a realização da prova», disse, apoiado nas suas palavras por Pedro Rodrigues, presidente da Associação Villa Cesari.

A competição, certificada pela Comissão Nacional de Estrada e Corta-Mato, é disputada na distância de 15 quilómetros, num circuito de três voltas.

• Campeonato Nacional de Estrada corre-se a 16 de Janeiro na freguesia de Cesar, em Oliveira de Azeméis
  • A prova de Cesar inclui a realização do primeiro Campeonato Nacional de Estrada no distrito de Aveiro