Oliveirense agraciado pela autarquia regressa à liga principal de basquetebol

Data: 24/06/2013

Depois de alguns anos afastada da Liga principal de basquetebol, a União Desportiva Oliveirense (UDO) volta a competir com as melhores equipas nacionais depois de vencer a edição de 2012-2013 da Proliga.

O triunfo da equipa de Oliveira de Azeméis levou a autarquia a distinguir os campeões nacionais numa receção que contou com a presença de jogadores e equipa técnica.

«A vitória na Proliga dá mais responsabilidades à União Desportiva Oliveirense sendo importante que o caminho feito com sustentabilidade continue a ser percorrido», afirmou o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro.

O autarca evidenciou «o esforço da direção em fazer regressar de novo ao clube os jovens que cresceram na formação da UDO e que, posteriormente, foram jogar para outras formações».

Segundo Hermínio Loureiro «é gratificante para o executivo acompanhar o sucesso da União Desportiva Oliveirense que, além do êxito desportivo na Proliga, conseguiu mobilizar os adeptos e a sociedade civil à sua volta».

Dirigindo-se ao presidente da secção de basquetebol da UDO, Hélder Albergaria, o autarca sublinhou ser importante para a Oliveirense continuar a apostar na formação como garantia do futuro da modalidade.

«O futuro está seguramente assegurado e os resultados estão á vista com o trabalho que tem sido feito na formação», disse Hermínio Loureiro, recordando a realização, na zona desportiva da cidade, do mini-encontro de basquetebol da Associação de Basquetebol de Aveiro que teve como clube organizador a União Desportiva Oliveirense.

O seccionista Hélder Albergaria referiu que o basquetebol da UDO «dignifica Oliveira de Azeméis e o clube», mostrando-se disponível para continuar à frente da secção desde que se mantenham os apoios que têm levado o clube a somar êxitos.

O título de campeão da Proliga coloca a Oliveirense de novo entre as melhores equipas do país depois de, no passado, se ter tornado numa referência no escalão principal da modalidade como uma das melhores formações portuguesas.

Para ascender à Liga Profissional de Basquetebol, a Oliveirense, treinada por Sérgio Salvador, venceu a equipa do Maia Basket no playoff com uma vitória por 3-1 nos jogos disputados entre as duas equipas.

Jogadores

Nuno Lobo

Massagista
José França