Open Ténis de Azeméis quer entrar na rota dos grandes eventos

Data: 05/07/2010
O «Open Ténis de Oliveira de Azeméis» pretende recolocar a modalidade em plano de evidência a nível concelhio e nacional

O «Open Ténis Oliveira de Azeméis», que se realiza entre os dias 12 e 18 de Julho, pretende ser o «pontapé de saída para relançar a modalidade no concelho e voltar a inscrever o ténis na rota dos grandes eventos desportivos nacionais», afirmou hoje Hermínio Loureiro, presidente da autarquia, na apresentação do evento.

Segundo o autarca, o Open constitui, «uma aposta na projecção da modalidade e na promoção da imagem do concelho que, no passado, teve fortes tradições na organização de provas nacionais e internacionais».

«A ideia é reactivar o ténis de competição estando a autarquia disponível, em parceria com a Federação Portuguesa de Ténis (FPT), para a realização de outras provas», disse Hermínio Loureiro, considerando que o Clube de Ténis de Azeméis (CTA) «tem vindo a realizar um trabalho dignificante, patente no número de praticantes».

«A quantidade de atletas tem vindo a crescer significativamente e isso é a prova clara do trabalho desenvolvido pelos seus dirigentes e da adesão de praticantes entre os quatro e os 80 anos», acrescentou.

A realização da prova acelerou a intervenção da autarquia na requalificação do complexo do CTA  ao nível das redes, pintura e melhoria dos «courts».

«Vamos continuar a melhorar a qualidade das instalações desportivas contribuindo para o aumento do número de praticantes», disse Hermínio Loureiro sublinhando que «o concelho possui uma excelente rede de infra-estruturas permitindo a realização de grandes eventos onde se inclui o «Open Ténis Oliveira de Azeméis».

António Pais Faria, da FPT, considerou as instalações do CTA «um palco excelente para a realização da prova num concelho com uma tradição muito grande na organização de torneios».

«Este open vem retomar uma tradição em Oliveira de Azeméis e esperamos que seja por muitos anos», disse.

Segundo Pedro Soares, da «School Eventos» - empresa responsável pelo circuito – a prova de Oliveira de Azeméis «abre caminho para o regresso das grandes competições» e demonstra a «visão estratégica do presidente da autarquia para as questões desportivas».

O evento, que tem como imagem do circuito Diana Bouça Nova, apresentadora do programa «Curto Circuito», da SIC Radical, é organizado pela autarquia, em parceria com a «School eventos» e Federação Portuguesa de Ténis.

O circuito, com um «Prize money» de dois mil euros, arrancou em Maio na Póvoa de Santo Adrião com a realização da primeira etapa, a que se seguiram as provas de Oeiras e Alenquer.

O Open de Oliveira de Azeméis, entre 12 e 18 de Julho, é a quinta do evento que tem a decorrer até este domingo, em Águeda, a quarta etapa.

O circuito, onde está integrado o campeonato nacional absoluto, termina em Setembro na cidade de Espinho com a realização da 11ª etapa.

Segundo Jorge Gonçalves, director do circuito, a competição destina-se a atletas com mais de 16 anos filiados na Federação Portuguesa de Ténis.

• Vereador Pedro Marques (esqª), Diana Bouça Nova, Pedro Soares, Hermínio Loureiro, António Pais Faria e António Xará (Clube Ténis de Azeméis)
  • Diana Bouça Nova, Pedro Soares, Hermínio Loureiro e António Pais Faria
  • Hermínio Loureiro, presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, e António Pais Faria, da Federação Portuguesa de Ténis
  • Pedro Soares (School Eventos), Hermínio Loureiro (Presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis) e António Pais Faria (Federação Portuguesa de Ténis)