EB Comendador Ângelo Azevedo comemorou 20º aniversário

Data: 13/06/2022

A Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo comemorou o 20º aniversário, numa sessão marcada pela homenagem a todos os que consolidaram o percurso deste estabelecimento de ensino e pelo desafio de continuar a afirmar a escola pública num mundo em permanente mudança.

Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Rui Luzes Cabral, as duas décadas de existência representa a “vitória da persistência e do cuidado em fazer bem”.

A escola aniversariante, bem como as que fazem parte do agrupamento Dr. Ferreira da Silva, são, na opinião do autarca, “um espaço de construção de uma cidadania ativa e consciente”, constituindo “uma oportunidade para se esbater barreiras e preconceitos, possibilitando o crescimento do humanismo através da arte, da cultura e do património”.

Para Rui Luzes Cabral “esta é mais que uma escola” porque hoje as escolas “têm que ser mais do que lugares onde recebemos a nossa instrução básica ou conhecimentos técnicos, elas têm de ser incubadoras de humanismo, um espaço de liberdade e de construção de consciências cívicas”.

O Secretário de Estado da Educação, António Leite, associou a data festiva a “vinte anos de escola pública, ao acesso ao conhecimento e à educação” numa sociedade marcada pela evolução e pelo conhecimento onde “não podemos exigir tudo à escola e ficar à espera que ela responda a tudo”.

Para o governante, neste desafio, é fundamental o envolvimento de toda a sociedade que, dentro e fora da escola, “se organize e tenha a noção de que este objetivo é de todos”.

O membro do Governo disse que a tarefa nas próximas duas décadas é “não ceder um milímetro na luta por mais conhecimento, mais educação e mais qualificações para todos”.

O diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, António Figueiredo, considerou o aniversário um “tributo à educação e uma homenagem aos atores que nela trabalharam e aos que hoje dão o seu contributo por uma juventude corajosa, a favor do seu sucesso e da sua felicidade”.

O responsável sublinhou que a consolidação da escola tem-se vindo a afirmar pela qualidade, pela diferença e pela cultura de inovação, de integração e de participação na sociedade.

A sessão comemorativa contou ainda com a presença do delegado regional da Educação, Sérgio Afonso, presidente da Assembleia Municipal, Amaro Simões, presidente da Junta de Freguesia de São Roque, autarcas, professores, alunos e assistentes operacionais.