Câmara Municipal investe 1,5 milhões de euros em requalificação de escolas

Data: 08/09/2022

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis vai avançar com a requalificação de quatro escolas básicas do concelho, num investimento global de 1,5 milhões de euros.

O auto de consignação dos trabalhos foi assinado ontem entre a câmara e a empresa DAPE a quem foi adjudicada a empreitada que, além da requalificação dos edifícios escolares, incluirá a construção de novas salas de aula e espaços para a Componente de Apoio à Família (CAF).

A beneficiação, que tem financiamento comunitário no âmbito do NORTE 2020, vai incidir na EB1 de Lações, em Oliveira de Azeméis (499 mil euros), na EB1 do Brejo, em São Martinho da Gândara, (390 mil euros), na EB1 da Igreja, em Palmaz, (314 mil euros) na EB1 e Jardim de Infância da Alumieira, em Loureiro, (215 mil euros). A requalificação permitirá também acabar com algumas instalações provisórias (contentores) nas EB1 de Lações e do Brejo.

O prazo de execução das obras varia entre os 270 e os 485 dias.

“Estamos perante um investimento elevado que irá aumentar a qualidade do ensino criando melhores condições de aprendizagem, aumentando o sucesso escolar e proporcionando maior segurança aos alunos”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge, considerando que “este esforço é a continuação do investimento que tem sido feito no parque escolar” apesar do mesmo apresentar ainda “algumas fragilidades”.

“O êxito escolar das nossas crianças é muito importante para o futuro e para o desenvolvimento do concelho pelo que iremos continuar a apostar no setor da Educação”, termina.

Essa aposta tem passado pela resolução de problemas estruturais, intervenções em escolas básicas e secundárias, remoção de amianto, apoio social às famílias através da atribuição do Vale Educação, destinado à aquisição de material escolar, atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior e envolvimento da autarquia na construção de um novo campus universitário e de alojamento estudantil, em parceria com a Universidade de Aveiro.

As políticas educativas em Oliveira de Azeméis visam tornar o concelho verdadeiramente educador, caraterizado por escolas com boas condições físicas, boa organização da rede escolar, adequação curricular ao tecido social e empresarial da região e consolidação da descentralização.

O elevado investimento na Educação tem abrangido todos os níveis de ensino desde o ensino básico ao superior.