Autarquia inaugura novas instalações da Universidade Sénior

Data: 05/12/2022

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis inaugurou as novas instalações da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis (USOA), no mesmo dia em que esta instituição comemorou o 19º ano da sua existência.

Com a inauguração, a USOA voltou a ocupar a antiga Escola de Artes e Ofícios “O Comércio do Porto”, um edifício com grande simbolismo para a comunidade oliveirense, criada em 1927 pelo ilustre oliveirense Bento Carqueja, figura a quem se deve importantes investimentos no concelho no início do século passado como a iluminação pública, o abastecimento de água, a Associação Humanitária de Bombeiros, o hospital e a ferrovia.

O edifício foi requalificado pela autarquia, dotando o imóvel de excelentes condições para receber os alunos da USOA. Na cerimónia de inauguração, Joaquim Jorge sublinhou que “com os últimos ocupantes (a Universidade Sénior e a Escola Superior de Enfermagem), o edifício teve de ser abandonado porque não reunia condições de utilização e de segurança que agora felizmente já tem”.

“É importante recuperarmos este património coletivo que é o registo histórico da nossa identidade, mas também, é importante recuperar este tipo de edifícios para os devolver à comunidade. E é isso que nós estamos hoje aqui a fazer”, frisou Joaquim Jorge.

Considerando a inauguração um “ato de justiça”, Joaquim Jorge destacou o “trabalho extraordinário que a USOA faz ao nível do enriquecimento pessoal, social e cultural dos seus associados”, não só ocupando a geração sénior mas divulgando também a cultura oliveirense e promovendo o concelho.

“É importante a existência de respostas como a USOA para partilhar com a comunidade experiências e saberes dos seniores, concretizando o que são as políticas públicas em matéria de formação e capacitação ao longo da vida”, referiu ainda.

Odete Roma, presidente da Universidade Sénior, enalteceu a “bela obra que hoje nos acolhe” permitindo continuar, com todas as condições de utilização e segurança o percurso da instituição.

A autarquia tem seguido uma estratégia de reabilitação do edificado público na qual se inseriu agora a requalificação da antiga Escola de Artes e Ofícios.