Assembleia Municipal Jovem lança sementes de participação cívica

Data: 04/05/2023
O projeto Assembleia Municipal Jovem (AMJ) deu já os primeiros passos com a visita dos membros da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis e a equipa do projeto às escolas concelhias participantes, para promover a apresentação dos objetivos chave e assegurar o envolvimentos de alunos e professores nesta importante iniciativa de promoção ativa do seu papel cívico e capacidade de intervenção social.

A AssembleiaMunicipal Jovem integrará as comemorações do 39º aniversário de elevação de Oliveira de Azeméis a cidade, a 16 de maio, e constitui um projeto novo do Município de Oliveira de Azeméis que tem como objetivos promover a reflexão e o debate sobre temas que motivem o interesse e a participação de crianças e jovens estudantes na área da cidadania e da participação democrática.

O projeto surge na sequência da experiência de implementação, ao longo de 12 anos letivos, do projeto Políticos de Palmo e Meio e consubstancia-se na realização de uma assembleia temática em que os alunos, enquanto “deputados”, são os principais intervenientes, tendo como destinatários todos os alunos do 4º, 8º e 11º anos de escolaridade dos estabelecimentos de ensino públicos e privados do concelho de Oliveira de Azeméis.

O Agrupamento Ferreira da Silva será o anfitrião do projeto em 2023 e o tema eleito é “Conhecimento e Valorização de Figuras Ilustres”, que pretende dar a conhecer e valorizar o maior número de pessoas do concelho de Oliveira de Azeméis que se destacaram nas mais diversas áreas e que concorreram no passado, ou contribuem no presente, para a projeção da nossa história, para o bem-comum, para o desenvolvimento cultural, social e económico e para a construção de valores universais de igualdade, de solidariedade e de altruísmo.

Este ano o projeto envolve mais de 700 alunos dos cinco agrupamentos de escolas do concelho, num total de 38 turmas, que em contexto de turma elegeram 76 deputados que os irão representar na sessão plenária, através da apresentação das histórias de vida e feitos das figuras ilustres escolhidas e dos projetos que elaboraram para projetar o seu nome e a sua importância, que serão nesta sessão temática colocados à votação dos deputados presentes.