• Serviços Online
  • Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Imprensa
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA
  • Banner Azeméis é Vida

Oliveira de Azeméis lança Orçamento Participativo para as escolas

Data: 04/01/2017
Oliveira de Azeméis
A primeira sessão de divulgação do Orçamento Participativo Municipal de Oliveira de Azeméis decorreu na escola básica e secundária Ferreira de Castro

O I Orçamento Participativo Municipal de Oliveira de Azeméis, direcionado às escolas, vai envolver os cinco agrupamentos do município e será “o pontapé de saída para o seu alargamento a outras áreas”, afirmou o presidente da autarquia, Isidro Figueiredo.

O projeto foi apresentado esta manhã na escola básica e secundária Ferreira de Castro seguindo-se até esta sexta-feira a sua apresentação nos restantes quatro agrupamentos.

Terminada esta fase, o processo inclui a apresentação e a análise técnica de propostas, a votação dos projetos e a divulgação pública dos vencedores, num processo que deverá ficar concluído até 16 de maio, coincidindo com a realização da Assembleia “Políticos de Palmo e Meio” e as comemorações do aniversário da cidade.

No primeiro ato público como presidente da autarquia e acompanhado de José Mesquita, delegado regional de Educação da região norte, Isidro Figueiredo apelou “à participação de toda a comunidade educativa no projeto” com o qual se pretende o exercício ativo dos alunos na elaboração e execução de projetos para as suas escolas mediante os recursos existentes.

“Este é um desafio em que nos vamos empenhar todos para termos sucesso”, disse o autarca, anunciando ter sido criada uma plataforma digital que irá permitir a divulgação e o acompanhamento dos projetos bem como a votação eletrónica nos mesmos.

O Orçamento Participativo de Oliveira de Azeméis destina-se a incentivar o diálogo e a interação entre alunos, pessoal docente e não docente, pais, encarregados de educação e técnicos municipais na procura das melhores soluções para as necessidades das escolas de acordo com os recursos disponíveis.

O projeto, dotado com uma verba de 25 mil euros, foi anunciado em 2016 durante a realização da Assembleia “Políticos de Palmo e Meio” e tem como alvo todos os alunos do 1º ao 12º ano de escolaridade do concelho apelando à sua participação cívica na identificação de problemas, propostas de solução e definição dos respetivos orçamentos.

Os alunos podem concorrer com propostas nas áreas da educação e formação, ação social escolar, promoção do sucesso escolar, empreendedorismo, inovação, ambiente, sustentabilidade, cultura, património, desporto, lazer, cidadania, solidariedade e tecnologias de informação e comunicação.

A execução dos projetos tem um prazo máximo de 12 meses. 

GALERIA DE IMAGENS
  • Casa Museu Ferreira de Castro Concurso de Música Terras de La Salette IPORTO Mobile Facebook
  • Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis Arquivo Municipal Academia de música Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis
  • Azeméis Educa Twitter Parque Temático Molinológico Rede Social Parque de La Salette
  • Loja Ponto Ja Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Cineteatro Caracas
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados