Autarquia sensibiliza 1 500 crianças para a proteção civil

Data: 10/03/2017
Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e corporação de bombeiros parceiros no fomento de uma cultura preventiva junto dos alunos do concelho

Cerca de 1 500 alunos de 20 escolas do 1º ciclo do ensino básico de Oliveira de Azeméis estão a ser sensibilizados para as questões da proteção civil através de uma visita ao quartel dos bombeiros locais.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Isidro Figueiredo, a iniciativa “procura dar a conhecer os mecanismos da proteção civil e alertar para os procedimentos no seu âmbito de ação”.

O autarca, que assistiu a uma visita de alunos acompanhado da vereadora da educação, Manuela Pinho, acrescenta que “a iniciativa insere-se no projeto educativo do município” e que a questão da proteção civil inclui-se “numa abordagem educativa mais global que tem a ver com a formação cívica das crianças”.

O objetivo da autarquia é fomentar nos mais novos atitudes, hábitos e conhecimentos que resultem numa ação pró-ativa em termos de proteção civil.
“As crianças estão muito predispostas para esta matéria sendo uma área muito sensível para elas pelo que é importante este tipo de iniciativas”, afirma Isidro Figueiredo.

No contacto com a corporação dos bombeiros de Oliveira de Azeméis, os alunos ficam a conhecer o quartel, quais os agentes que lá trabalham, os meios, os equipamentos e o modo de operar face às diferentes situações que envolvem a proteção civil.

A iniciativa, inserida nas comemorações do Dia da Proteção Civil, envolve até ao dia 17 de março a participação de 1 476 alunos sensibilizando-os para a importância de criarem hábitos e práticas que possam resultar numa diminuição de riscos de acidentes, numa perspetiva de cultura preventiva da população.