Projeto “Salada de frutas” promove alimentação saudável nas escolas

Data: 04/10/2017
Autarquia prossegue o seu projeto de educação alimentar juntos dos alunos do concelho

Este ano letivo os alunos dos jardins-de-infância e das escolas básicas de Oliveira de Azeméis vão aprender a interpretar os rótulos alimentares com o objetivo de perceberem a importância da informação nutricional de cada alimento.

A iniciativa, designada “Os rótulos alimentares também falam?”, é uma das novidades do projeto de educação alimentar “Salada de Frutas”, incluído no Plano de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (PEAS), e junta-se aos projetos já existentes Heróis da Fruta, Sopa-Sal=+Saúde, Fruta Escolar e Leite Escolar.

Segundo o presidente da autarquia, Isidro Figueiredo, “é importante incutir nos mais novos estilos de vida sadios e uma alimentação saudável e, nesse sentido, continuamos a apostar em projetos e a envolver os alunos em ações de sensibilização”.

“A idade escolar é a melhor altura para imprimir nas crianças a necessidade de serem adotados comportamentos alimentares saudáveis”, acrescenta.

As ações de sensibilização junto do meio escolar para uma alimentação mais saudável e equilibrada não se ficam pelos projetos já no terreno. Ao longo do novo ano letivo outras novidades vão fazer parte do projeto de educação alimentar. É o caso do concurso “Desperdício alimentar” com o qual se pretende que as crianças, a título individual ou coletivo, criem um panfleto publicitário que alerte para esta problemática e para a necessidade de serem adotadas medidas.

Também direcionada para as crianças dos jardins-de-infância e das EB1 haverá uma outra novidade: um show cooking de confeção de batidos, sumos e espetadinhas de frutas mostrando aos mais pequenos existir opções saudáveis e saborosas para dias especiais.

A última novidade do programa “Salada de Frutas” vai para o ciclo de palestras “Cozinhar saudável” com o chef Lindlfo Ribeiro entre os dias 16 e 20 de outubro na EB 2,3 de Fajões no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação.