A jovem Bárbara Pinho, natural de Oliveira de Azeméis e aluna da licenciatura em Ciências Biomédicas da Universidade de Aveiro (UA), foi a vencedora da final nacional do “FameLab Portugal 2018” que decorreu em Lisboa.
A jovem oliveirense, de 21 anos, venceu a prova com a apresentação da comunicação “Cancro – a luz ao fundo do túnel” e vai representar Portugal na final internacional que se realiza entre 5 e 10 de junho no Cheltenham Science Festival, no Reino Unido.
O FameLab é o mais famoso concurso internacional de comunicação científica onde cada concorrente tem três minutos para demonstrar a sua capacidade de comunicar os temas científicos mais diversos, recorrendo apenas à palavra e ao gesto e sem a ajuda de audiovisuais.
Criado em 2005 pelo Cheltenham Science Festival, o FameLab ganhou expressão mundial com o apoio do British Council, que o expandiu a mais de 30 países.
Em Portugal, o FameLab é organizado pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica e pelo British Council, em parceria com universidades e centros Ciência Viva de todo o país.
Este ano a eliminatória regional de Aveiro foi organizada pela UA e pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.