Estudantes oliveirenses aderem de novo ao projeto “Nós Propomos”

Data: 08/05/2018
A escola secundária Soares Basto participou no evento pela quarta vez consecutiva

Imagine-se a passear no jardim público ou na Praça da Cidade e encontrar, de um momento para o outro, um ponto de carregamento para dispositivos eletrónicos ou então um alimentador de animais associado á recolha de resíduos recicláveis.

Este cenário poderia ser bem real e faz parte das duas propostas que sete alunos da escola secundária Soares Basto, de Oliveira de Azeméis, apresentaram em Lisboa no âmbito do projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação geográfica”, um projeto nacional que apela aos alunos de geografia, do 11º ano, para a apresentação de propostas ligadas ao desenvolvimento local sustentável.

Sob a orientação da docente Filomena Mendes e com o apoio do Núcleo de Competências em Sistemas de Informação Geográfica da autarquia de Oliveira de Azeméis, a escola Soares Basto concorreu este ano mais uma vez ao concurso promovido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

Os alunos Marta Damas, Nuno Costa e Simão Lopes apresentaram um projeto de criação de pontos de carregamento para smartphones com alimentação solar e hidráulica, a instalar na Praça da Cidade.

“A finalidade seria inovar Oliveira de Azeméis de forma sustentável e assim satisfazer as necessidades da população no que diz respeito ao carregamento dos seus aparelhos eletrónicos”, explicam os autores da ideia.

Já Maria Salomé Bastos, Ana Catarina Cabral, Ana Carolina Gonçalves e Liliana Ribeiro, apresentaram o projeto de um alimentador de animais associado com reciclagem de resíduos, a implementar em vários locais da cidade.

Segundo os autores da ideia o objetivo “é usar um simples contentor para alimentar animais e simultaneamente poder recolher materiais para reciclar”.

Este ano a organização optou por não premiar um projeto a nível nacional distinguindo, num plano de igualdade, todos os participantes desta sétima edição.