Mais de 300 alunos deram vida à Assembleia Políticos de Palmo e Meio

Data: 18/05/2018
Assembleia reuniu 21 deputados representando 18 turmas dos cinco agrupamentos de escolas

Trezentos e trinta e nove alunos do 4º ano de escolaridade dos cinco agrupamentos de escolas de Oliveira de Azeméis participaram na XI Assembleia Políticos de Palmo e Meio.

O turismo sustentável e o património, os temas da edição deste ano, esteve na origem das 16 propostas apresentadas e votadas pelos 21 deputados eleitos pelos círculos eleitorais de Loureiro, Soares Basto, Fajões, Dr. Ferreira da Silva e Ferreira de Castro.

Os trabalhos, conduzidos pelo aluno Santiago Gonçalves Valente, contaram com a presença do presidente da autarquia, Joaquim Jorge Ferreira, e dos vereadores Rui Luzes Cabral, Hélder Simões, Inês Lamego, Ana de Jesus e Carla Rodrigues.

Foram muitas as ideias e as propostas apresentadas pelos pequenos deputados para as quais o autarca mostrou a abertura do executivo considerando-as “muito importantes por nos ajudar a refletir e a procurar soluções para os nossos problemas”.

Dirigindo-se às centenas de alunos presentes no cine teatro Caracas, o presidente do município acrescentou ser fundamental “termos pessoas atentas, como vocês, não só alertando para os problemas mas dando ideias e sugestões”.

O autarca respondeu ainda a duas questões apresentadas por deputados do círculo eleitoral Soares Basto, a primeira sobre a iluminação, a manutenção do parque de La Salette e o futuro da estalagem de S. Miguel e a segunda relativa às estações de tratamento de águas residuais (ETAR) existentes no concelho e à construção da ETAR de Ul.

A XI Assembleia Políticos de Palmo e Meio fez parte do programa comemorativo do 34º aniversário de elevação de Oliveira de Azeméis a cidade.

À semelhança das edições anteriores, os alunos participantes irão visitar a Assembleia da República, estando previstas visitas ainda à Basílica da Estrela, ao Panteão Nacional e ao Castelo de S. Jorge.

Atuando na vertente da cidadania e da formação cívica, o projeto “Políticos de Palmo e Meio” proporciona aos alunos do 4º ano de escolaridade a reflexão sobre o meio que os envolve e a apresentação de propostas para questões que consideram relevantes para a sociedade ou para as escolas que frequentam.

Propostas apresentadas

Círculo eleitoral de Loureiro

EB do Brejo
Prática de caminhadas e percursos pedestres e intervenção nos moínhos e alminhas