Políticos de Palmo e Meio aprovam propostas inclusivas para melhorar as escolas

Data: 15/05/2019

Dezassete propostas ligadas à temática da inclusão foram votadas favoravelmente na XII Sessão da Assembleia Políticos de Palmo e Meio que decorreu no cineteatro Caracas.

O projeto educativo da Câmara de Oliveira de Azeméis envolveu, este ano, 17 turmas do 4º ano de escolaridade dos cinco agrupamentos de escolas de onde foram eleitos 20 alunos para desempenharem a função de deputados.

À exceção de uma, todas as propostas apresentadas ao executivo municipal foram aprovadas por unanimidade e incidiram sobre a inclusão, um tema trabalhado em sala de aula ao longo do ano letivo. As crianças vestiram-se de deputados numa sessão presidida pelo aluno Afonso Azevedo e que contou com a presença do presidente da Câmara, Joaquim Jorge.

O autarca ouviu atentamente as propostas e as questões colocadas pelos alunos e mostrou-se satisfeito pela maioria delas terem sido aprovadas por consenso refletindo a qualidade das mesmas e a sua importância para tornar o concelho e as escolas mais inclusivas e felizes.

O autarca agradeceu aos pequenos deputados por “terem sinalizado” os problemas apresentados acrescentando que é “isso que esperamos dos munícipes”.

“Saímos mais enriquecidos desta Assembleia”, disse Joaquim Jorge, garantindo que a autarquia irá analisar as situações levantadas pelos alunos.

“Ao investirmos nas escolas estamos a investir em vocês e no futuro do concelho”, sublinhou.

A Assembleia Políticos de Palmo e Meio é um projeto educativo que promove a participação cívica dos alunos através da apresentação e debate de medidas e projetos destinadas a melhorar o parque escolar e a cidade.