Alunos da Soares Basto participam em Seminário Nacional

Data: 26/05/2015

As turmas de Geografia A do 11º D e F participaram ao longo deste ano letivo no Projeto «Nós Propomos», promovido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa, em colaboração com a Esri Portugal e outras entidades públicas e privadas, nomeadamente a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

Os alunos começaram por identificar os problemas locais e posteriormente desenvolveram um trabalho de recolha de informação, onde se incluíram inquéritos a uma amostra da população, tratamento estatístico e estudo do Plano Diretor Municipal. Por fim, foi elaborada a proposta de resolução que incluía um mapa realizado no programa ArcGis, no sentido de melhorar a qualidade de vida da comunidade, numa perspetiva de cidadania.

No passado dia 4 de maio os alunos, Acompanhados por Filomena Mendes (professora), José Rosa, Diretor do CFAE AVCOA, e Lisbeth Cristhina, do Gabinete de Planeamento da autarquia, os alunos rumaram a Lisboa para marcar presença no Seminário Nacional do projeto.

Participaram 35 escolas de todo o país, incluindo da Região Autónoma dos Açores, num total de 1300 professores e alunos de Geografia.
Dos 250 projetos apresentados, os alunos do Agrupamento de Escolas Soares Basto fizeram-se notar com oito propostas de intervenção local em áreas como o turismo, desporto, recuperação e requalificação de edifícios públicos e privados e construção de uma via ciclável.

O Projeto «Nós Propomos» constitui um importante testemunho da vitalidade da disciplina de Geografia por todo o país e da procura da construção de comunidades mais harmoniosas e solidárias.

Até ao momento fica a faltar a apresentação pública à comunidade local e o balanço das atividades. Brevemente os projetos serão apresentados ao executivo camarário.

Os trabalhos podem ser consultados em www.nospropomos.igot.ul.pt.