Autarquia investe 350 mil euros na requalificação de escolas

Data: 31/08/2016
A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis continua a investir fortemente na renovação do parque escolar

A Câmara de Oliveira de Azeméis está a finalizar um investimento de 300 mil euros no parque escolar, a que se junta mais 50 mil para substituição de mobiliário, tendo em vista garantir, no arranque do novo ano letivo, melhores condições de ensino aos alunos do ensino pré-escolar, 1º ciclo e ensino especial.

As obras de reabilitação e manutenção estão a ser realizadas na EB1/JI nº1 e EB1 nº4 (Oliveira de Azeméis), EB1 de Selores (Ossela), Centro Educativo do Curval (Pinheiro da Bemposta), EB1 do Outeiro e EB1 da Ponte (Santiago de Riba-Ul), EB1 da Alumieira (Loureiro), EB1 do Outeiro (Travanca), jardim-de-infância e EB1 Casalmarinho (Fajões) e ainda na unidade de apoio à deficiência da EB de Loureiro.

As obras iniciaram-se com a interrupção das atividades letivas de verão e permitirão, segundo o vereador da Educação, Isidro Figueiredo, “dar melhores condições físicas às nossas escolas para que os alunos possam usufruir delas e terem um ensino de qualidade ajustado aos atuais padrões de exigência educativa”.

A requalificação que está a ser feita abrange operações de limpeza e reparação de coberturas, lavagem de fachadas e cantaria, pintura de paredes, reparação de fissuras, aplicação de pavimentos antiderrapantes e substituição de soalhos em madeira, vãos, soleiras e caixilharias.

“As infraestruturas escolares do pré-escolar e 1º ciclo carecem de ‘cuidados continuados’ no que se refere à sua manutenção e requalificação”, anota o vereador Isidro Figueiredo, considerando que este plano “dá continuidade ao plano de intervenção desenvolvido no ano anterior”.

O responsável afirma “estarmos com uma frente de obra alargada uma vez que estamos a intervir, em simultâneo, em 10 edifícios escolares”.
As obras nas instalações escolares de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Travanca e Ossela foram realizadas em parceria com as respetivas juntas de freguesia.

A intervenção não se fica só pelo plano físico na medida em que a autarquia está também “a proceder à renovação do mobiliário escolar com a substituição de mesas, cadeiras, estantes e armários” no valor de 50 mil euros.

A Câmara de Oliveira de Azeméis prevê avançar ainda, até ao final deste ano, com as obras de requalificação do pavilhão da EB Dr. José Pereira Tavares, no Pinheiro da Bemposta, no valor de 80 mil euros.

No horizonte da autarquia, decorrido o arranque do ano letivo, está a requalificação da Escola Básica de Fajões e da EB Dr. Ferreira da Silva, em Cucujães, com uma estimativa orçamental de três milhões de euros.

Além da requalificação dos edifícios escolares, o arranque do ano letivo 2016/2017 em Oliveira de Azeméis ficará marcado por medidas de apoio social destacando-se a atribuição gratuita dos manuais escolares a todos os alunos do primeiro ciclo do concelho.