Autarquia põe 2700 alunos a comer fruta duas vezes por semana

Data: 13/04/2010
Os alunos do 1º ciclo das escolas de Oliveira de Azeméis passaram a incluir na sua alimentação escolar a fruta

Mais de 2700 alunos do 1º ciclo do ensino básico vão começar a incluir na sua alimentação o consumo de fruta, ao abrigo do programa «Regime de Fruta Escolar», uma iniciativa do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, a que o município aderiu.

Para Hermínio Loureiro, presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, a iniciativa vem «criar hábitos alimentares saudáveis para que as crianças se possam tornar adultos com mais vitalidade para enfrentar as adversidades do dia-a-dia».

«A inclusão da fruta no plano alimentar vem reforçar o seu consumo e sensibilizar para as vantagens desta no seio da comunidade escolar», afirmou o autarca.

O programa arrancou hoje na turma do 3º ano, composta por 24 alunos, da escola EB1 do Outeiro, situada em Santiago de Riba-Ul.

O projecto envolve a distribuição de uma peça de fruta, duas vezes por semana, no período do lanche da manhã, aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico das 37 escolas do concelho.

O objectivo do programa, instituído no âmbito da União Europeia, visa promover hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde das populações mais jovens e para a redução dos custos de saúde associados a regimes alimentares menos saudáveis, não substituindo programas já existentes, como o do leite escolar, nem a distribuição de fruta nas refeições escolares.

O programa exige ainda às escolas a elaboração de «medidas de acompanhamento» desde visitas a quintas e mercados, à criação de hortas pedagógicas, actividades lúdicas, pesquisas e fornecimento de material didáctico.

A autarquia vai promover um concurso, junto das escolas, para a produção do cartaz alusivo ao programa de Oliveira de Azeméis.

O projecto «Regime de fruta escolar» é uma medida do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, em parceria com os Ministérios da Educação e da Saúde, envolvendo activamente os Municípios e os Agrupamentos de Escolas.