Centro escolar de Ul já está em concurso público

Data: 09/03/2012
O novo centro escolar de Ul vai aumentar a qualidade de ensino a 150 crianças da freguesia

A autarquia de Oliveira de Azeméis já tem em concurso público a construção do Centro Escolar de Ul, que, num investimento de um milhão de euros, substituirá dois estabelecimentos de ensino para melhorar as condições de aprendizagem de 150 crianças.

Implantado num terreno doado a título particular pelo comendador António da Silva Rodrigues e por Aldina Valente, a nova escola ocupa uma área de 5.800 metros quadrados e representa uma evolução significativa em relação às infraestruturas atualmente disponíveis para os cerca de 20 alunos do jardim de infância de Cavalar e para os 100 da EB1 do Pinheiral - onde uma turma chega, inclusive, a ocupar uma sala pré-fabricada para garantia de um funcionamento letivo normal.

Para o presidente da Câmara, a obra em causa «trará melhores infraestruturas e melhor qualidade de ensino às regiões de Ul», representando «mais um passo muito importante na renovação do parque escolar de Oliveira de Azeméis, após a construção dos centros escolares de Curval, Carregosa e S. Roque».

Em declarações à agência LUSA, Hermínio Loureiro garantiu que «a autarquia está atenta e vai continuar a trabalhar a favor de uma melhoria constante das condições do ensino em Oliveira de Azeméis, de forma a proporcionar às crianças e jovens do concelho as ferramentas necessárias para o seu desenvolvimento pleno».

Candidatada a uma comparticipação financeira de 80 por cento no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional, a obra é considerada uma prioridade da Carta Educativa Municipal por várias razões: em primeiro lugar, porque acabará com a necessidade de algumas crianças de Ul terem aulas num edifício pré-fabricado.

Por outro lado, considerando que quase todos os alunos dos estabelecimentos de ensino de Cavalar e Pinheiral frequentam o serviço de apoio à família, a nova escola permitirá que essas sessões deixem de funcionar num espaço «comum e precário», para se verificarem numa área condigna.

Uma terceira dificuldade que o novo equipamento irá resolver é a das listas de espera para as atividades de Ocupação de Tempos Livres do ensino pré-escolar, na medida em que disponibilizará mais espaço para esse serviço. Uma outra vantagem será a criação de uma cantina, o que acabará com a necessidade de os alunos do jardim de infância de Cavalar terem que se descolar à EB1 do Pinheiral no período do almoço.

O mesmo acontecerá, aliás, com as deslocações relacionadas com as atividades de prolongamento de horário, já que o novo Centro Escolar de Ul permitirá, segundo a autarquia, «a integração de percursos educativos e a rentabilização de recursos, possibilitando aos alunos usufruírem de espaços e equipamentos de que atualmente não beneficiam» - como uma biblioteca, um espaço amplo de recreio, um refeitório e uma sala polivalente.

• Centro escolar de Ul