Cooperação entre Oliveira de Azeméis e Kahramanmaras é para continuar

Data: 22/05/2012
Inauguração da exposição de trabalhos dos alunos de Kahramanmaras

O vereador da educação da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Isidro Figueiredo, inaugurou em Kahramanmaras uma exposição de trabalhos de alunos daquela região turca dando assim início à última jornada de trabalho do projeto de cooperação internacional Gerações Saudáveis.

Isidro Figueiredo liderou uma delegação de Oliveira de Azeméis composta por elementos da Câmara Municipal, da Escola Bento Carqueja e do Núcleo de Atletismo de Cucujães, entidades portuguesas que integram o projeto comunitário Comenius Regio.

A exposição de desenhos exposta na sede da Direção Regional de Educação de Kahramanmaras reuniu os melhores trabalhos de um concurso ali realizado e subordinado ao tema da parceria. Na mesma ocasião foram ainda divulgados os trabalhos portugueses selecionados da vasta participação dos alunos das escolas de Oliveira de Azeméis ao desafio que lhes foi feito pela Câmara Municipal.

A delegação portuguesa que foi recebida pelos responsáveis das entidades turcas envolvidas nomeadamente da polícia, da saúde e da educação debruçou-se em sessões de trabalho conjuntas nos resultados dos diversos estudos que, num e noutro país, têm sido efetuados estudando os hábitos dos jovens em idade escolar.

Mário Rui, diretor do Agrupamento de Escolas Bento Carqueja foi o responsável pela apresentação dos resultados dos inquéritos realizados junto dos alunos das escolas secundárias de Oliveira de Azeméis.

As questões colocadas aos jovens portugueses prendiam-se com os seus hábitos procurando saber mais sobre os consumos de álcool e drogas de forma a encontrar métodos de prevenção e combate a estes fenómenos.

Segundo Isidro Figueiredo, vereador da Educação, «a parceria que agora se aproxima do fim foi extremamente enriquecedora porque permitiu aos parceiros dos dois países, com características sociais e culturais muito distintas, fazer abordagens diferenciadas a problemas que são comuns». O vereador de Oliveira de Azeméis realça ainda que este projeto estabeleceu “pontes que irão seguramente prolongar-se no tempo extravasando os limites temporais contemplados na parceria.”

O projeto de cooperação transnacional «Gerações Saudáveis» foi uma ação enquadrada nas parcerias Comenius Regio que visam dinamizar a cooperação regional na educação escolar e promover o intercâmbio de experiências e estilos de vida saudáveis entre regiões e municípios na Europa.

• Comenius Regio: Oliveira de Azeméis - Kahramanmaras