Duas mil crianças divertem-se e aprendem no parque molinológico

Data: 02/06/2011
Oito dias de festa e alegria para mais de duas mil crianças

Jogos tradicionais, pinturas faciais, karaoke, construção de cataventos e insufláveis são apenas algumas das actividades que duas mil crianças de Oliveira de Azeméis estão a desfrutar até ao final desta semana no âmbito da Semana da Criança.

As acções decorrem no Parque Temático Molinológico, o espaço escolhido para acolher, pela primeira vez, o evento promovido pela autarquia.

«Foi uma boa aposta do município transferir este ano as actividades para este local, um espaço que queremos continuar a promover junto da população, da comunidade escolar, dos pais e dos encarregados de educação», afirma Hermínio Loureiro, presidente da autarquia.

São inúmeras as propostas para os mais pequenos até ao próximo domingo.

Hermínio Loureiro espera que «tudo corra dentro do previsto conciliando-se a alegria e o divertimento com alguma pedagogia, dando-se a conhecer às crianças o processo do fabrico do pão e da regueifa de Ul neste espaço único e de fortes potencialidades turísticas».

As ocupações são diversificadas. É só escolher entre fazer karaoke, construir borboletas e marcadores de livros com recurso a materiais recicláveis, jogar xadrez num tabuleiro gigante, construir e ficar a conhecer a roda dos alimentos ou então assistir à projecção dos filmes «Ruca, um cão especial» e «Vamos descobrir a poluição», destinados às crianças dos jardins-de-infância e escolas EB1.

A diversão passa ainda por pinturas faciais, jogos tradicionais e dois insufláveis instalados no recinto próximo do rio Ul por onde se estendem os moinhos recuperados pela autarquia.

No sábado e domingo realiza-se um atelier de dança para bebés, não faltando o hip-hop. No último dia da Semana da Criança, cinco de Junho, os trabalhos desenvolvidos no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) serão divulgados num espectáculo com inicio às 15h30, num palco instalado sobre o rio que divide as duas margens do parque molinológico.

Algumas instituições de ensino (Academia de Música, Centro de Línguas e Escola Superior de Enfermagem) e escolas (EB 2,3 de Carregosa, EB 2,3 Dr. Ferreira da Silva, EB 2,3 Bento Carqueja e escola secundária Ferreira de Castro) marcam presença na edição deste ano.

Também até domingo estão presentes o Visionarium, a empresa EUREST, com acções de sensibilização viradas para uma alimentação saudável, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e a Federação das Associações de Pais do Concelho de Oliveira de Azeméis (FAPCOA).

GALERIA DE SONS
  • Hermínio Loureiro fala sobre a Semana da Criança