Encontro reúne profissionais da comunicação

Data: 08/04/2013

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis considerou que «os meios de comunicação, onde se insere o jornal, a rádio, a televisão e a internet, tornam os espaços escolares mais apelativos».

Hermínio Loureiro falava na sessão de abertura do II Encontro Nacional de Rádios e Televisões Escolares na Net, promovido pela escola básica e secundária Ferreira de Castro.

Sob o tema «Rádios e televisões escolares e cidadania digital», o encontro, que decorreu durante dois dias, pretendeu dotar os participantes de conhecimentos necessários que lhes permitam apoiar os seus alunos na produção de conteúdos relevantes de forma autónoma e autodidata mas também colaborativa.

«A temática que vos trouxe a Oliveira de Azeméis é muito atual e estimulante porque a comunicação é muito importante em todos os aspetos das nossas vidas e, fundamentalmente, nas relações entre as pessoas», afirmou o autarca.

De acordo com Fernando Egídio Reis, Diretor-Geral da Educação, «a realização deste evento é um sintoma do dinamismo da escola e um testemunho evidente do seu humanismo».

«Não há dúvida de que a facilidade que temos hoje em comunicar transfere questões complexas relacionadas com a cidadania e, por esse motivo só seremos cidadãos digitais éticos se usarmos a tecnologia de forma adequada, dinâmica e responsável», acrescentou.

O encontro nacional incluiu várias sessões de trabalho prático e oficinas, asseguradas por todos aqueles que, no terreno, desenvolvem projetos de rádio ou televisão escolar.