Equipas reunem-se para debater a autoavaliação de escolas

Data: 01/04/2014

Dezassete professores das equipas de autoavaliação dos agrupamentos de escolas do concelho de Oliveira de Azeméis reuniram-se durante a tarde do dia 26 de março, na Escola Básica e Secundária de Fajões, para debaterem questões relacionadas com a autoavaliação de escolas, naquele que foi o quarto encontro sobre esta temática.

Na sessão de abertura Isidro Figueiredo, vereador da Educação, salientou a importância do desenvolvimento destes momentos de reflexão e partilha para a incrementação do trabalho em rede, com mais sentido agora que estamos no contexto do desenvolvimento do Projeto Educativo Municipal, recentemente aprovado.

Responsável pela dinamização deste encontro de formação, Eusébio André Machado, professor no Departamento de Educação e Património da Universidade Portucalense, fez um enquadramento inicial, focando essencialmente as questões relacionadas com o quadro de referência da autoavaliação, destacando que é fundamental que a escola conheça muito bem o quadro de referência da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC).

Este facto não invalida que cada escola possa seguir o caminho que entender mais adequado, tendo em conta o contexto em que se insere.

Desta forma, a autoavaliação corresponde ao conjunto de decisões que são tomadas internamente, considerando aquilo que é melhor para a escola.

Houve ainda a oportunidade de cada agrupamento partilhar os processos organizacionais da autoavaliação da escola, tendo por base um conjunto de questões propostas previamente pelo formador.

O professor Eusébio partilhou ainda com os participantes algumas orientações fundamentais a atender na hora de elaborar um quadro de referência para a autoavaliação.

A encerrar o encontro, ficou a ideia de que apesar de cada escola/agrupamento ter a sua realidade e necessidades muito próprias, a partilha de práticas poderá ajudar a sustentar este processo.

A Divisão Municipal de Educação está disponível para continuar a apoiar este tipo de iniciativas. No entanto, todos os participantes estão convidados a dar sugestões de melhoria para futuros encontros, no sentido de aproximar os trabalhos das suas reais necessidades.