Escola do Picoto em Cucujães alvo de obras profundas

Data: 17/03/2015
Escola do Picoto em Cucujães alvo de obras profundas

O Centro Escolar do Picoto, na freguesia de Cucujães, está a ser alvo de obras profundas que visam a sua reabilitação. De momento está a ser feito um investimento de 150 mil Euros no aumento do conforto para alunos, professores e funcionários, assim como das condições de trabalho. No passado recente, foi também realizada uma intervenção na cobertura e na portaria. No total, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis já investiu 250 mil Euros neste complexo escolar que acolhe mais de 220 alunos.

“A requalificação da Escola do Picoto é muito importante para a comunidade local e já decorre há vários anos. Começou pela cobertura, depois por uma nova portaria e privilegia agora o conforto das instalações para todos aqueles que a frequentam. Queremos um ensino de qualidade e com igualdade de oportunidades para todas as crianças e jovens oliveirenses. A educação é uma prioridade da ação da Câmara Municipal, que nos últimos cinco anos investiu mais de 25 milhões de Euros na construção do Parque do Cercal, dos centros escolares de Curval, Carregosa, S. Roque e Ul, cujas obras prosseguem no terreno. À semelhança desta escola em Cucujães, já foram também requalificados diversos estabelecimentos de ensino por todo o Concelho”, afirma Hermínio Loureiro, Presidente da Câmara Municipal.

As alterações em curso visam responder às necessidades atuais dos seus utilizadores e da comunidade, nomeadamente através da substituição de toda a velha caixilharia por outra em alumínio, com corte térmico e vidros duplos, aplicação de sistema de isolamento térmico em todas as fachadas exteriores substituição de todas as divisórias interiores em contraplacado de madeira por paredes.

O investimento da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis no complexo escolar que acolhe mais de 220 alunos é de 150.000 euros e soma-se a outros entretanto realizados na nova portaria da escola que teve um custo aproximado de 20.000 euros e na substituição da cobertura de amianto no valor de 80.000 euros.

A empreitada na Escola do Picoto, adjudicada à empresa Carlos Dias Martins, decorre a bom ritmo sem que tenha sido necessário transferir as aulas para outro espaço. A execução das obras, que se prevê estarem concluídas até ao mês de maio, está a ser articulada com a coordenação da escola de forma a causar o menor impacto no dia-a-dia da escola. Nesse sentido a interrupção escolar da Páscoa será aproveitada ao máximo para adiantar obras com maior impacto no interior dos edifícios.

A Escola do Picoto foi construída nos anos 80 e é a principal escola do 1º ciclo na freguesia de Cucujães. De construção simples, de betão e alvenaria, com paredes exteriores duplas e sem isolamento, os vãos são de alumínio sem corte térmico e com vidro simples. Nunca teve qualquer sistema central térmico para conforto. Todas as obras realizadas até a data foram apenas de conservação.