Hermínio Loureiro responde a questões de «Políticos de palmo e meio»

Data: 14/05/2010
Assembleia municipal «Políticos de Palmo e Meio» votou cinco propostas por unanimidade

Os 22 alunos do 4º ano de escolaridade de cinco escolas de Oliveira de Azeméis que participaram esta manhã na assembleia municipal «Políticos de Palmo e Meio» vão visitar a Assembleia da República na companhia de Hermínio Loureiro, presidente da autarquia.

O anúncio foi feito pelo próprio autarca que, ao longo de duas horas, foi confrontado pelas crianças com uma série de questões relacionadas com ambiente, planeamento urbanístico, educação, valorização turística e industrial e qualidade de vida.

«A deslocação à Assembleia da República, que permitirá às crianças perceberem o funcionamento deste órgão, é um justo prémio para as escolas que participaram nesta iniciativa, um evento que é para manter no futuro», afirmou Hermínio Loureiro no final da Assembleia, satisfeito pela forma como os alunos, «com apenas oito e nove anos, têm já uma preocupação exacta dos problemas e vontade de que o município os resolva».

O objectivo da autarquia foi «praticar cidadania» dando oportunidade às crianças de «ficarem a conhecer o funcionamento dos órgãos municipais» e poderem «expor os seus problemas e anseios».

De tudo um pouco se falou coincidindo com «as questões prioritárias» para o executivo como a rede viária, criação de zonas industriais, preocupações ambientais, despoluição dos rios, promoção turística, execução das redes de saneamento e distribuição de água.

A Assembleia Municipal aprovou por unanimidade cinco propostas relacionadas com o acesso ao parque de La Salette, saneamento nas freguesias de S. Roque e Nogueira do Cravo, beneficiação do parque escolar de Travanca, criação de espaços de lazer na freguesia de Santiago de Riba-Ul e construção de uma zona industrial em S. Roque.

Hermínio Loureiro abordou cada uma das propostas dando a conhecer a resolução dos problemas e respondeu, de seguida, a duas dezenas de questões levantadas pelos «deputados» e consideradas «pertinentes» pelo presidente do município.

«Fico muito satisfeito por ver que crianças nesta idade têm já um pensamento estruturado sobre as questões que os afectam no seu dia-a-dia como alunos e como elementos da comunidade», afrmou.

«Esta iniciativa da autarquia é interessante porque, além de ser um acto de cidadania, pode ser a primeira experiência de muitas outras e estes jovens podem ser, no futuro, os próximos políticos de Oliveira de Azeméis», disse o autarca, sublinhando que todos os temas apresentados «foram discutidos nas turmas com os professores».

Para Isidro Figueiredo, vereador da educação, a iniciativa destaca-se pela promoção da cidadania e da formação de cidadãos activos, «colocando os alunos a reflectir sobre a sua terra e fazer com que eles exerçam, de pleno direito, aquilo que é a democracia participativa».

«Quando colocamos os alunos a falar sobre as questões do seu território estamos a promover cidadãos activos, isto é, o exercício da cidadania com a defesa dos valores e dos seus interesses colocando questões que os preocupam e confrontando-as com opiniões divergentes», afirma.

«É preferível termos uma participação activa do que cidadãos apáticos que aceitam tudo aquilo que se faz», adianta, defendendo que as «decisões politicas têm de ser participadas tendo em conta aquilo que são as preocupações dos cidadãos».

Este ano, sob a temática «Eu quero ser um cidadão activo», o projecto «Políticos de Palmo e Meio» começou a ser delineado em Novembro de 2009 com a eleição dos deputados nas escolas e dos elementos da mesa da Assembleia.

A iniciativa, que abrangeu trabalho em sala de aula à abordagem de questões sobre o poder local e os órgãos políticos locais, envolveu escolas dos agrupamentos Bento Carqueja, Pinheiro da Bemposta/Palmaz/Travanca e S. Roque/Nogueira do Cravo.

O projecto visa promover aprendizagens incluídas no currículo do 1º ciclo do ensino básico, fomentar a formação cívica dos alunos, o conhecimento do concelho e dos órgãos executivos e funções das autarquias (Câmara e juntas de freguesia) e desenvolvimento de competências ao nível da argumentação e explanação de ideias.

GALERIA DE SONS
  • Hermínio Loureiro fala sobre o projecto