Inaugurado no Curval o primeiro centro educativo do concelho

Data: 16/09/2009
Crianças do Curval têm excelentes condições de ensino

O primeiro centro educativo do concelho de Oliveira de Azeméis, localizado no Curval, Pinheiro da Bemposta, entrou já em funcionamento coincidindo a sua abertura com o início do ano lectivo 2009/2010.

O imóvel custou 500 mil euros e é o primeiro de uma rede de centros escolares que a autarquia quer concretizar nos próximos anos.

Em 2010 o município espera inaugurar o centro educativo de Azagães, na freguesia de Carregosa, e dar seguimento às candidaturas dos centros de S. Roque, Fonte Joana e Lações.

«A inauguração do Centro Educativo do Curval é um marco que assinala o arranque da transformação do parque escolar ao nível do 1º ciclo e do pré-escolar», afirmou na inauguração das instalações o vereador da educação.

Segundo Albino Martins a abertura representa «a reviravolta» pretendida no parque escolar, respondendo «à necessidade de salas de aula e de outros espaços hoje indispensáveis em qualquer escola».

As novas instalações – que são o prolongamento da escola existente – estão dotadas com cinco salas de aula destinadas aos ensinos pré-escolar e primeiro ciclo.

O edifício, comparticipado em 90 mil euros pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) através do ON.2 - O novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013), dispõe ainda de serviços complementares de apoio às famílias como refeitório, sala de prolongamento de horário do jardim-de-infância, sala de actividades de ocupação de tempos livres, recreio coberto e instalações sanitárias.

As obras de «requalificação» e ampliação da antiga escola iniciaram-se em Março tendo sido concluídas em cerca de seis meses.

«A nossa preocupação foi preparar o futuro, abrir caminhos que outros possam continuar, numa visão de serviço à comunidade oliveirense em prol das gerações futuras», disse o vereador da educação fazendo um balanço do investimento na educação.

Também o presidente da autarquia salientou o esforço do município nos últimos anos para que «o primeiro ciclo deixasse de ser o parente pobre» através da melhoria das construções, dos equipamentos, dos recursos humanos e dos projectos».

Ápio Assunção destacou a criação da Carta Educativa e do Conselho Municipal de Educação, a implementação das Actividades de Enriquecimento Curricular, a melhoria dos edifícios e espaços de recreio, o aumento do número de refeitórios, o acompanhamento psicológico e o alargamento da rede de bibliotecas escolares.

O autarca evidenciou ainda a adesão ao programa Novas Oportunidades, a criação da Universidade Sénior e do ensino superior, primeiro com a Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha e, numa fase posterior, com a Escola Superior Aveiro Norte (ESAN).

Em relação à ESAN Ápio Assunção anunciou ter sido já disponibilizada pelo município «um parte significativa dos dinheiros do QREN a contratualizar com a Área Metropolitana do Porto» estando para «breve a assinatura de um protocolo que estabelecerá outros apoios para avançar rapidamente com a instalação do campus universitário na Quinta do Comandante».

«A área na educação terá que ser sempre uma prioridade», disse o autarca, sublinhando que «apostar na educação é apostar no futuro».

Além da inauguração do centro educativo do Curval, o município assinalou a abertura do ano lectivo com a inauguração do refeitório do jardim-de-infância de Fajões e a visita a melhoramentos efectuados em dois edifícios na freguesia de Santiago de Riba-Ul.

• Inauguração do Centro Educativo do Curval