Livros escolares gratuitos distribuídos a 1600 alunos carenciados

Data: 17/09/2010
Foram 46 os alunos beneficiados com a entrega gratuita dos manuais escolares

Meia centena de alunos da EB1 de Macieira de Sarnes recebeu hoje das mãos do presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis manuais escolares gratuitos.

Os livros fazem parte dos manuais que a autarquia adquiriu por 38 mil euros, destinados às crianças carenciadas dos quatro anos de escolaridade do primeiro ciclo.

«Trata-se de uma medida de apoio social no âmbito da qual são atribuídos todos os livros escolares aos alunos do escalão A e aos do escalão B os manuais de português e matemática», afirma o vereador da Educação, Isidro Figueiredo.

No escalão A os alunos abrangidos com a medida são 1074 enquanto no escalão B são 543 as crianças com dificuldades financeiras a receber manuais para o ano lectivo 2010/2011.

Fora destes números ficam outras situações que se venham a verificar ao nível de agregados familiares no desemprego uma vez que, face à lei, ficarão de imediato abrangidos pelo apoio da acção social escolar.

«Atendendo às dificuldades e contingências financeiras e a situações de desemprego decidimos apostar neste tipo de apoio social nas escolas dotando as crianças destes manuais escolares», afirma o presidente do município.

«Não queremos crianças de primeira e crianças de segunda e, por isso, esta medida de  distribuir livros gratuitos pelas crianças com maiores necessidades é um esforço a pensar nas futuras gerações e em criar as melhores condições de aprendizagem aos alunos de forma a que ninguém se sinta diminuído», disse Hermínio Loureiro.

A distribuição gratuita dos manuais resultou de uma parceria entre a autarquia, junta de freguesia e associação de pais da EB1 de Macieira de Sarnes.

«As parcerias são fundamentais neste sector e os órgãos representativos dos pais têm sido um bom exemplo de colaboração no concelho», refere o autarca, reforçando que «têm sido bastante interventivos e compreensivos, trabalhando com grande responsabilidade na melhoria das escolas».

Hermínio Loureiro destacou o «trabalho extraordinário» da associação de pais da EB1 de Macieira de Sarnes na melhoria das instalações e da qualidade de ensino procurando «cativar maior número de alunos num trabalho que tem sido acompanhado pela comunidade e pela junta de freguesia».

Uma semana depois do início do ano lectivo 2010/2011, o autarca faz um «balanço positivo» das actividades escolares.

«Tudo corre dentro da normalidade mas há muito que tomámos medidas e decisões estratégicas para que não houvesse sobressaltos», sublinha Hermínio Loureiro, destacando a criação de «uma equipa de intervenção rápida de apoio às escolas».

Além dos manuais escolares, a autarquia de Oliveira de Azeméis distribuiu no início do ano lectivo 570 kits escolares por todos os alunos do 1º ano do primeiro ciclo, um investimento aproximado de cinco mil euros.

GALERIA DE SONS
  • Hermínio Loureiro fala sobre a iniciativa