Mega escola de 17 milhões de euros nasce em Oliveira de Azeméis

Data: 07/02/2011

A empresa «Parque Escolar» está a investir 17, 3 milhões de euros na construção de um novo centro escolar em Oliveira de Azeméis através da fusão da EB 2,3 Bento Carqueja com a escola secundária Soares Basto.

As obras, ao abrigo do programa do Governo de Modernização do Parque Escolar, vão beneficiar 1800 alunos.

«Será uma escola das mais modernas que o país terá, com especificidades que fará dela uma escola para o século XXI», afirma Hermínio Loureiro, presidente da autarquia.

«É um projecto ambicioso e inovador», reconhece o autarca, destacando como principais particularidades a manutenção do ensino técnico, a integração do edifício na envolvência urbana e o «investimento forte» na área desportiva caracterizado por pavilhão, piscina, ginásios, pista de atletismo e quatro campos desportivos.

«Estamos a trabalhar para uma cidade e para um concelho virados para o futuro, a apostar fortemente na educação que é uma das nossas prioridades pois se apostarmos na formação e na educação seremos muito mais competitivos», afirma Hermínio Loureiro.

O projecto, com prazo de execução de 24 meses, envolve a requalificação do edifício principal da escola secundária Soares Basto e a construção de uma nova ala paralela ao imóvel original, construído em 1959.

Na área ocupada pela EB 2,3 Bento Carqueja, a autarquia irá construir um novo edifício destinado aos alunos dos ensinos pré-escolar e 1º ciclo.

O plano está projectado para ser uma «escola do século XXI», dotada de salas e equipamentos adequados às novas aprendizagens e às tecnologias de informação e comunicação, laboratórios e espaços artísticos e desportivos. O projecto prevê ainda um espaço destinado a hortas e jardins biológicos e um novo circuito de manutenção.

A ligação entre as duas zonas e a todos os espaços da escola será feita por um acesso - «learning street»- com visualização para praças, anfiteatros e zonas de lazer.

«O plano privilegia uma relação forte do interior com o exterior», afirma Pedro Guimarães, o técnico responsável pela obra.

«Quando estiver concluída, não existirá no país muitos exemplos como a escola de Oliveira de Azeméis tendo em conta a sua envolvência urbana e pelo facto de estar rodeada e apoiada por uma área desportiva e cultural de excelência», considera Luís Martins, representante da «Parque Escolar».

A escola terá acessos e espaços de circulação separados para os diferentes graus de ensino. O acesso principal manter-se-á, coincidindo com a entrada actual da secundária Soares Basto mas o projecto prevê outras alternativas, uma a nascente e outra a poente.

No exterior, a segurança rodoviária está assegurada através da criação de zonas destinadas ao transporte individual e colectivo dos alunos.

O plano introduz um «espaço de memória», destinado a preservar a história das duas escolas, um Centro de Novas Oportunidades e um parque de estacionamento com 78 lugares.

O centro de recursos, a piscina, a pista de atletismo e parte significativa das oficinas de mecânica, electricidade e electrónica são áreas preservadas no projecto da «Parque Escolar».

• Projecto do novo centro escolar da cidade de Oliveira de Azeméis
  • A fusão da EB 2,3 Bento Carqueja com a escola secundária Soares Basto transformará estas duas escolas num dos maiores centros escolares do país
  • Aspecto exterior parcial do novo centro escolar de Oliveira de Azeméis
  • Projecto do novo centro escolar da cidade de Oliveira de Azeméis