• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner COVID19
  • Banner Emprego OAZ
  • Banner Medidas Emergência
  • Banner Estamos on
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA

Ministro da Educação elogia exemplo do centro escolar de S. Roque

Data: 25/11/2011
Oliveira de Azeméis

O novo centro escolar Ângelo Azevedo é um «bom exemplo no país de como se pode construir uma escola adaptada à qualidade do ensino a custos bastante reduzidos», afirmou hoje em Oliveira de Azeméis o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.

O novo equipamento teve um custo abaixo do valor da adjudicação a uma média de 600 euros o metro quadrado levando o membro do Governo a afirmar que «esta escola é um exemplo de que é possível fazer-se mais com recursos escassos» num altura em que «ninguém esconde que os tempos são difíceis».

Nuno Crato sublinhou o «empenho da autarquia e da comunidade escolar» que, estando mais perto da realidade, «conhecem melhor os problemas e sabem gerir melhor os recursos».

O ministro disse que, dentro da política de descentralização e de dar maior autonomia às escolas, o ministério vai continuar a trabalhar «em conjunto com os municípios, com os professores e com a comunidade local».

Nuno Crato elogiou o «empenho» e o contributo dos professores na melhoria da educação.

«Estamos todos a trabalhar para conseguir bons resultados, para que os nossos jovens tenham um bom futuro e vamos conseguir isso com as autarquias, com os professores, com os pais e com os directores de escola que são peças fundamentais no sistema educativo», afirmou.

O ministro da Educação falava aos jornalistas no final da inauguração do Centro Escolar Comendador Ângelo Azevedo, um investimento de um milhão de euros.

Segundo o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro, o novo equipamento vem «aumentar a qualidade de ensino» reforçando a «aposta transversal» na educação nos últimos anos.

O autarca lembrou ser objectivo estratégico «alargar a oferta formativa no agrupamento até ao 12º ano» pelo que «vamos trabalhar com a Direcção Regional da Educação do Norte para atingir esse objectivo». Outra meta é a requalificação da EB 2,3 Ferreira da Silva, na freguesia de Cucujães.

O investimento na educação é para continuar. Após a construção dos centros escolares do Pinheiro da Bemposta, Carregosa e S. Roque, está projectada a construção de mais dois novos centros escolares, um na cidade (Lações) e outro na freguesia de Ul, num investimento global de seis milhões de euros.

O centro escolar Ângelo Azevedo custou mais de um milhão de euros, estando apetrechado com oito salas de 1º ciclo e três salas do ensino pré-escolar para mais de 170 alunos, 36 dos quais frequentam o jardim-de-infância.

Segundo o director do Agrupamento, António Figueiredo, o novo edifício «veio substituir equipamentos obsoletos que não serviam já a qualidade de ensino», estando equipado com os melhores equipamentos interactivos e de multimédia.

A obra, ocupando uma área de 1686 metros quadrados, foi construída em nove meses, cumprindo os prazos de execução da empreitada. O centro escolar integra o Agrupamento de Escolas Comendador Ângelo Azevedo que abrange as freguesias de S. Roque e Nogueira do Cravo num total de 825 alunos desde o ensino pré-escolar ao 9º ano de escolaridade.

Além do Centro Escolar, o ministro da Educação inaugurou uma exposição colectiva de escultura e pintura dos artistas Paulo Neves, Fernando Veloso, José Emídio e Vítor Costa bem como o busto comemorativo do 10º aniversário da escola básica Comendador Ângelo Azevedo, antigo presidente da autarquia e responsável pela criação das EB 2,3 de Pinheiro da Bemposta, Loureiro, S. Roque e Carregosa e ainda pela recuperação do parque escolar do 1º ciclo e pela cobertura do concelho ao nível da educação pré-escolar.

GALERIA DE IMAGENS
  • Facebook Instagram Twitter Iporto - Agendas IPORTO
  • Azeméis Educa Arquivo Municipal Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Loja Ponto Ja
  • Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Parque de La Salette Parque Temático Molinológico Academia de música Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]