Novo Conselho aprova projeto educativo municipal

Data: 27/01/2014

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis considerou que «a educação deve ser encarada como uma prioridade e um investimento e não como um custo».

Hermínio Loureiro falava durante a primeira reunião do quadriénio 2014-2017 onde tomaram posse os novos elementos do Conselho Municipal da Educação (CME) e onde foi apresentado, discutido e aprovado o Projeto Educativo Municipal.

«Apesar de ser um órgão consultivo, o CME é muito importante e muito escutado pelo Vereador da Educação», referiu.

O autarca aproveitou ainda a ocasião para fazer referência à política de proximidade que tem sido desenvolvida com as escolas e com os seus atores, destacando o papel das direções dos Agrupamentos e das Associações de Pais.

De acordo com Hermínio Loureiro, «tem sido realizado um forte investimento na requalificação do Parque Escolar do concelho».

Na reunião do Conselho, Aristides Sousa, Delegado Regional de Educação da Região Norte e representante do Ministério da Educação no CME de Oliveira de Azeméis, destacou na ordem de trabalhos da reunião a aprovação do Projeto Educativo Municipal (PEM) e deu os parabéns ao Município pela sua construção defendendo que «são os agentes do território que melhor conhecem as suas características».

O Projeto Educativo Municipal é um instrumento de articulação e de união de vontades, que pretende congregar e potenciar a ação educativa e formativa do município.

Recorde-se também que o Conselho Municipal de Educação de Oliveira de Azeméis foi criado em maio de 2003 e até julho de 2013 reuniu 38 vezes.

Ao longo dos anos abordou as temáticas como a carta educativa, a ação social escolar, os transportes escolares, o sucesso educativo, o reordenamento da rede educativa, o projeto educativo municipal e a autoavaliação de escolas.

Composição do Conselho Municipal da Educação:

Presidente da Câmara Municipal - Hermínio Loureiro
Vereador da Educação - Isidro Figueiredo
Representante da Assembleia Municipal -Maria Helena Soares de Oliveira Lestre
Representante das Juntas de Freguesia - José Rodrigues dos Santos
Representantes do ME – DGEstE - Aristides Sousa
Representante ensino superior público -UNIVERSIDADE DE AVEIRO - António Augusto Neto Mendes
Representante ensino superior privado - Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha de Oliveira de Azeméis -Fernanda Maria Príncipe Bastos
Representante do Pré-Escolar - Maria José Torres Pinheiro
Representante do Ensino Básico - Mário Rui Simões Lopes
Representante do Ensino Secundário - Paula Cristina de Sousa Pereira Ornelas
Representante dos estabelecimentos ensino básico privados - Maria Virgínia Ferreira Coelho Lopo