Programa de Bolsas de Investigação «Cidade e Arquitetura»

Data: 22/07/2015

A Câmara Municipal associa-se ao Programa de Bolsas de Investigação, lançado a nível nacional, no âmbito da Cidade e da Arquitectura, entendido como um apoio a jovens na realização de um trabalho inédito de investigação, com a duração de 3 (três) meses, e tendo como objecto de estudo o património arquitectónico do nosso Município.

Este Programa de Bolsas visa a realização de trabalhos inéditos de investigação que permitam um conhecimento aprofundado sobre o modo como o património arquitectónico do século XX marcou ou “fez cidade” em Portugal.

De forma a dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos na edição de 2011/12, o arco temporal a analisar está simbolicamente balizado entre as datas da Implantação da República em 5 de Outubro de 1910 e da Revolução de 25 de Abril de 1974, considerando que os períodos anteriores estão já consideravelmente caracterizados pela historiografia, e que os posteriores não permitem, ainda, o distanciamento histórico necessário a uma consensual avaliação patrimonial.

Pretende-se, naquele arco temporal, que a investigação incida sobre conjuntos de edifícios ou de espaços edificados que se articulem dentro de uma determinada realidade urbana e/ou paisagística, por contiguidade física, ou, embora distanciados, que estabeleçam um itinerário ou circuito de visita de evidente valor cultural para a região – como exemplos: conjuntos de equipamentos sociais, culturais, religiosos, lúdicos ou turísticos; conjuntos industriais ou equipamentos de produção energética; equipamentos e infra-estruturas ligadas ao transporte de pessoas e bens; conjuntos de habitação colectiva que traduzam uma estratégia ou uma política urbana de uma época; ou conjuntos de casas unifamiliares que documentem um período relevante da cultura arquitectónica portuguesa; áreas de reabilitação urbana; entre outros.

Tendo em conta as características de cada cidade, privilegia-se que a realização destes trabalhos de investigação traga contributos para o desenvolvimento cultural, social, ambiental e/ ou económico da própria cidade, através da promoção e valorização do património arquitectónico, atendendo às estratégicas traçadas por cada município envolvido, para o progresso da cidade, ou a conceitos da iniciativa do próprio candidato. Pretende-se, ainda, que os participantes realizem um documento que registe o itinerário/ percurso do(s) objeto(s) alvo do estudo de investigação. Este registo deverá ser representado através de um mapa do município objecto de estudo onde deverão ser assinalados os referidos percursos.

As candidaturas encontram-se abertas até 10 de setembro.

Mais informações e candidaturas aqui.