Projecto europeu acolhe delegação da Turquia em Oliveira de Azeméis

Data: 13/12/2010
Recepção da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis à delegação turca da província de Kahramanmaras no âmbito do projecto «ComeniusRegio»

Uma delegação da província turca de Kahramanmaras foi recebida, esta manhã, pela Câmara de Oliveira de Azeméis, no âmbito das parcerias Comenius Regio, um projecto de cooperação transnacional destinado a reflectir sobre estilos de vida saudáveis.

A visita, que termina esta quarta-feira, tem como objectivo «juntar duas realidades e duas comunidades diferentes, permitindo um contacto mais próximo com os costumes, tradições, culturas e hábitos», disse o vereador da educação durante a recepção.

Segundo Isidro Figueiredo, a parceria entre as duas regiões «é um compromisso de luta contra as dependências e a promoção de estilos de vida saudáveis junto dos mais jovens».

«Esta é a mensagem que cada um de nós, juntamente com a escola, deverá transmitir às gerações que se encontram a desenvolver a sua personalidade e o seu carácter», afirmou o autarca, acrescentando que «é dever de todos apoiar e mostrar aos jovens como se vive positivamente, sem dependências».

Para o director regional da educação, da saúde e da segurança da província de Kahramanmaras, que chefia a comitiva, «as novas gerações são uma parcela muito importante na construção de um futuro melhor», pelo que «é fundamental facultar-lhes boas condições».

Durante os três dias, os parceiros vão participar em actividades preventivas, workshops, seminários e conferências, debatendo o tema «Gerações saudáveis» com reflexões sobre as dependências, a forma de as prevenir e de as combater.

O programa social inclui uma visita ao concelho e, na quarta-feira, uma deslocação à cidade do Porto, assinalando assim o último dia de intercâmbio entre a região de Kahramanmaras e Oliveira de Azeméis.

O encontro, que constitui a primeira fase do projecto de cooperação transnacional, será desenvolvido até Julho de 2012, e congrega a autarquia, o Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC) e a Escola EB2/3 Bento Carqueja e, do lado turco, a Direcção Regional de Educação e Saúde de Kahramanmaras.