Protocolos apoiam escolas e melhoram ensino no concelho

Data: 30/01/2014
Joaquim Azevedo, presidente do conselho de administração da Fundação Manuel Leão, com Hermínio Loureiro

Os cinco agrupamentos de escolas do concelho de Oliveira de Azeméis assinaram ontem um protocolo de parceria com a Fundação Manuel Leão e a autarquia, no âmbito da implementação do programa de Avaliação Externa de Escolas (AVES).

«Estamos no caminho certo com as pessoas certas, é por isso que temos parceiros que nos ajudam a construir melhores resultados», afirmou o presidente da autarquia na assinatura dos protocolos com os agrupamentos de Loureiro, Fajões, Ferreira de Castro, Soares Basto e Dr. Ferreira da Silva.

Segundo Hermínio Loureiro, «a Câmara Municipal, que apoiará financeiramente o projeto, continua a apostar a na educação do município, uma aposta arrojada que procura o caminho da excelência no que se refere à qualidade de ensino».

De acordo com Joaquim Azevedo, presidente do conselho de administração da Fundação Manuel Leão, «o programa AVES vem dar às escolas do concelho um reflexo da sua imagem e uma comparação com outras escolas de características iguais ou semelhantes».

«Estamos perante um instrumento de avaliação externa de escolas com o objetivo de ligar no terreno de cada escola, a identificação dos fatores que promovem e também que impedem a qualidade do seu desempenho», concluiu o representante.

O acordo estabelecido entre as partes pressupõe o apoio à avaliação da qualidade da educação ministrada, que se traduz na realização de uma atividade programada de avaliação dos processos educativos da escola e da sala de aula, do grau de satisfação dos vários membros da comunidade escolar cujos resultados se traduzem na elaboração de relatórios de avaliação da escola.

A realização dos questionários de opinião e de provas de conhecimento junto da população escolar decorrerá em três períodos do ano.

Após o tratamento dos dados, a Fundação devolve à escola os resultados obtidos e compromete-se a assegurar total confidencialidade acerca destes mesmos resultados.

O Programa AVES teve o seu início no ano 2000 e a ele aderiram, numa primeira fase, treze escolas, estatais e não estatais, de modo voluntário, tendo aumentado a procura anualmente.

No presente ano letivo o Programa conta com cinco dezenas de escolas (algumas associadas numa adesão por municípios), tendo sido alargado ao Ensino Profissional.