Sucesso educativo no concelho é superior à média nacional

Data: 14/10/2009
Escola de Palmaz

A taxa de sucesso educativo no concelho de Oliveira de Azeméis é superior à média nacional, representando uma «evolução positiva» face aos últimos anos, em especial no ensino secundário, anunciou fonte do Conselho Municipal de Educação.

N
o primeiro ciclo o sucesso dos alunos atingiu os 95,1%, no segundo ciclo a taxa foi superior situando-se nos 96% enquanto o 3º ciclo teve uma taxa de 91,1%.

Segundo o Conselho Municipal de Educação (CME), que esteve reunido para analisar esses valores, «o abandono escolar foi drasticamente reduzido» atingindo 0,17% entre o quinto e o nono ano e 0% no segundo ciclo onde «se registava um valor considerável».

Relativamente ao ensino secundário a abordagem é complexa devido à existência de uma grande diversidade de áreas de oferta, especialmente no âmbito profissional.

Mesmo assim, segundo o Conselho Municipal de Educação, «a evolução tem sido positiva ao nível dos cursos científico-humanísticos onde a taxa de sucesso é de 91,13%».

Nos cursos profissionais, organizados de forma modular, os resultados são considerados «satisfatórios». A este nível, segundo o CME, «os níveis de insucesso verificam-se essencialmente no 12º ano».

Na análise feita na última reunião, o Conselho Municipal de Educação concluiu «que a nível concelhio há ainda a necessidade de articulação geral e da criação de grupos de trabalho para planificação conjunta de algumas áreas e para desenvolvimento de estratégias de avaliação aferida».

O Conselho Municipal de Educação reúne vários representantes da comunidade local sendo uma instância de consulta e coordenação educativa a nível municipal.

O organismo tem como objectivos promover a coordenação da política educativa local, articular a intervenção no âmbito do sistema educativo, dos agentes educativos e dos parceiros sociais, analisar e acompanhar o funcionamento do sistema educativo e propor as acções adequadas à promoção de maiores padrões de eficácia.

No âmbito das suas funções uma comissão especializada do Conselho Municipal de Educação elaborou uma proposta de projecto educativo concelhio que está em discussão pública até ao dia 11 de Novembro.

• Escola de Palmaz