Visitas a empresas facilitam escolhas profissionais de alunos

Data: 19/05/2010

A escolha vocacional e a orientação profissional ficaram mais fáceis para 116 alunos do 9º ano das cinco escolas EB 23 do concelho de Oliveira de Azeméis depois da visita que efectuaram a empresas locais.

Os estudantes, acompanhados do vereador da educação, Isidro Figueiredo, visitaram sete unidades industriais com o objectivo de ficarem a conhecer os postos de trabalho, os perfis funcionais dos trabalhadores, as possibilidades de emprego e as saídas profissionais de maior futuro.

Segundo um estudo de Fevereiro de 2010 da Agência Nacional para a Qualificação, o maior volume de oferta de emprego na região do Entre Douro e Vouga, onde se insere Oliveira de Azeméis, centra-se nas áreas das ciências informáticas, audiovisuais e produção dos media e metalurgia e metalomecânica.

As visitas integram-se nas acções de sensibilização da autarquia para a importância da educação e formação qualificante no âmbito do plano de acção do projecto «Novas Oportunidades».

No concelho de Oliveira de Azeméis o número de alunos nas vias profissionalizantes tem vindo a aumentar tendo em conta a diversificação da oferta e a sensibilização que tem vindo a ser efectuada, quer a nível nacional, quer a nível local.

Neste momento, países como a Alemanha têm mais de 50% dos seus alunos em vias profissionalizantes, objectivo que integra o programa político do governo, correspondendo a uma maior exigência dos mercados de trabalho.

Segundo a autarquia é necessário o «planeamento da rede de ofertas e de acções de sensibilização dos alunos, uma vez que é imperativo que se articulem as necessidades do tecido socioeconómico com as expectativas e os interesses dos jovens de forma a assegurar um bom nível de motivação e boas condições de empregabilidade».

O município pretende alargar as parcerias com o mundo empresarial no âmbito das «Novas Oportunidades» e aprofundar «o trabalho já realizado no sentido de se continuar a proporcionar espaços de reflexão aos alunos e apoiar as suas decisões no âmbito dos seus percursos de formação».

As EB 2,3 envolvidas nas visitas às empresas foram as escolas Comendador Ângelo Azevedo, Carregosa, Dr. José Pereira Tavares, Dr. Ferreira da Silva e Frei Caetano Brandão.