16º Encontro de Associações Juvenis do Distrito de Aveiro decorreu em Oliveira de Azeméis

Decorreu, nos dias 26 e 27 de novembro, o 16.º Encontro de Associações Juvenis do Distrito de Aveiro, promovido pela FAJDA- Federação de Associações Juvenis do Distrito de Aveiro, onde foram eleitos e empossados os novos órgãos sociais.

Na sessão de abertura do encontro o Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge, elogiou o trabalho desenvolvido pela direção cessante da FAJDA, que de forma empenhada e comprometida contribuiu para a promoção do associativismo juvenil e “destacou o protagonismo dos jovens nas grandes transformações digitais e na afirmação dos valores europeus de liberdade, de igualdade social e de defesa dos direitos humanos”.

O tema central do encontro foi a 'Transformação Digital', dinamizado por Mário Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, que destacou a relevância dos jovens permanecerem abertos a outras realidades e aos novos mundos do digital.

Foi também debatido o papel das associações ao serviço da arte e da cultura, bem como, os desafios e as oportunidades dos jovens na Europa, temáticas que mobilizaram perto de seis dezenas de associações do distrito de Aveiro a deslocarem-se a Oliveira de Azeméis para trocarem ideias e experiências. O encontro reforçou a importância do investimento na área da juventude e do associativismo e contou com a presença de Rafael Vaz que se despediu da liderança da direção da FAJDA, da Diretora Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Catarina Durão, do Diretor Regional Norte do IPDJ, Vítor Dias e do Presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis, Marco Santos.

Nas eleições para os órgãos sociais que decorreu no domingo, a oliveirense Ana Rita Pereira, Presidente da Associação de Jovens Ecos Urbanos, foi eleita para Presidente da Direção da FAJDA, o anterior presidente, Rafael Vaz, do Grupo de Jovens “A Tulha”, assumiu o lugar de Presidente da Assembleia Geral e Miguel Pinto, do Grupo de Dinamização Cultural de Mozelos, irá presidir o Conselho Fiscal.