• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner Balcão Único
  • Banner Pão de Ul: Uma profissão com história
  • Banner Projeto A NOSSA FREGUESIA...
  • Banner Bupi
  • Banner Emprego OAZ
  • Banner Portugal 2020
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Mercado à Moda Antiga
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA
  • Banner Federação Portuguesa do Caminho de Santiago

FEBRE CATARRAL OVINA LÍNGUA AZUL

A Língua Azul é uma doença viral, infeciosa não contagiosa, não transmissível aos humanos. Existem 26 serotipos que se traduzem por 26 doenças diferentes sem imunidade cruzada entre elas.

A doença é habitualmente transmitida por insetos do género Culicoides, que são os vetores biológicos.

Foram identificados na Europa nos últimos anos, vários serotipos de Língua Azul, sendo que o mapa das zonas de restrição pode ser consultado no Portal da Comissão Europeia. A distribuição geográfica da Língua Azul depende da presença de certas espécies de Culicoides (nomeadamente C. imicola, C. obsoletus, C. pulicaris).

As Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores são livres de língua azul.

Portugal continental era considerado desde outubro de 2017 zona de restrição apenas pelo serotipo 1 da Língua Azul. A 19 de outubro de 2018 foi confirmada a existência de um foco de serotipo 4 do vírus da língua azul no concelho de Coruche, na Região de Lisboa e Vale do Tejo, na sequência da investigação de uma suspeita clínica.

Foi assim necessário adaptar a zona de restrição e as medidas de controlo implementadas pelo que existe neste momento uma única zona de restrição, para o serótipo 1 e para o serotipo 4 da língua azul, qua abrange todo o território nacional continental, mantendo-se em vigor as medidas de controlo para estes serotipos.

Mantém-se a possibilidade de vacinação para outros serotipos, mediante autorização caso-a-caso pela DGAV.

A vacinação é sempre recomendada, como forma de proteger os animais de todas as espécies sensíveis e fornecer as necessárias garantias sanitárias para trocas comerciais seguras, quer no mercado interno, quer para trocas intra-comunitárias, quer para exportações.

A 6 de maio de 2020, foi publicado o Edital nº 52 ( em vigor) que estabelece o fim do período sazonalmente livre de vetor, com consequente adequação das regras de movimentação animal nas áreas sujeitas a restrições.

Língua Azul Serotipo 4 (BTV4)

A Língua Azul ou Febre Catarral Ovina, surgiu pela primeira vez no território português em novembro de 2004 através do serotipo 4 e circulou no território nacional continental entre novembro de 2004 e março de 2008.

Foi então implementado um conjunto de medidas de controlo baseadas na adaptação da área geográfica sujeita a restrições, na imposição de restrições à movimentação animal, na implementação de um programa de vigilância clínica, serológica e entomológica e em programas de vacinação, o que permitiu que Portugal se declarasse livre da doença em março de 2010, decorridos 2 anos sobre a última evidência de circulação viral, de acordo com as regras do código da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Em novembro de 2013, na sequência da investigação de suspeitas clinicas, foi confirmada a existência de focos de Serotipo 4 de língua azul na região do Algarve, o que determinou a adequação das medidas de controlo em vigor. nomeadamente um programa de vacinação obrigatória dos ovinos e facultativa dos bovinos na área da DSAVR do Algarve.

Foi ainda decidido permitir o recurso à vacinação preventiva contra o serotipo 4 do vírus da língua azul na área da Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região do Alentejo, face ao risco de circulação viral nesta região na ausência desta medida.

Da avaliação epidemiológica conjunta dos programas de vigilância dos últimos anos, foi possível concluir que não existem quaisquer indícios de circulação do serotipo 4 da língua azul, pelo que, ao abrigo da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Portugal declara-se livre daquele serótipo a novembro de 2017, com levantamento da respetiva zona de restrição e das condicionantes inerentes à movimentação animal, deixando de ser obrigatória a vacinação para aquele serotipo.

A 19 de outubro de 2018, foi confirmada a existência de um foco de serotipo 4 de língua azul no concelho de Coruche, na região de Lisboa e vale do Tejo, na sequência da investigação de uma suspeita clínica, pelo que foi necessário adaptar a zona de restrição e as medidas de controlo implementadas, ao reaparecimento do serotipo 4 da língua azul em Portugal.

Língua Azul Serotipo 1 (BTV1)

Em setembro de 2007 foi confirmado em território português o primeiro foco de serotipo 1 da Língua Azul na região do Alentejo, o que determinou de igual forma a delimitação de uma área geográfica sujeita a restrições, com imposição de restrições à movimentação animal, para além dos planos de vigilância clínica, serológica e entomológica e de programas de vacinação.

A 31 de outubro de 2008 surgiu o primeiro foco do serotipo 1 da Língua Azul na região Norte do País, através de uma suspeita clínica, o que determinou que a totalidade do território nacional continental fosse considerado área geográfica sujeita a restrição.

Durante o ano de 2012 ocorreram dois focos primários por BTV1, seguindo-se um silêncio epizoótico durante 3 anos.

A doença ressurgiu em setembro de 2015 na região do Alentejo, com os primeiros focos identificados nos concelhos de Moura, Mértola e Serpa, com ocorrências reportadas noutros Concelhos da região e também na região do Algarve.

Vacinação

É permitida a vacinação voluntária dos ovinos e bovinos existentes na totalidade do território continental, mantendo-se uma zona de vacinação obrigatória para ovinos nos concelhos e freguesias indicados no edital em vigor.

  • Facebook Instagram Youtube TeMA Arquivo Municipal
  • Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Loja Ponto Ja Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Parque de La Salette
  • Parque Temático Molinológico Azeméis Educa IPORTO Iporto - Agendas Academia de música
  • Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]