• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA

Autarquia apresenta plano municipal para a igualdade

Data: 19/12/2013
Oliveira de Azeméis

De forma a produzir a mudança estrutural necessária para atingir a igualdade de género, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis tem vindo a investir na sensibilização e formação dos diversos agentes sobre as mais variadas temáticas que se prendem com a Igualdade de Género e de Oportunidades entre Homens e Mulheres.

«A igualdade entre os géneros é um dos princípios da Constituição da República Portuguesa, por isso é necessário olhar a paridade entre mulheres e homens de modo transversal a todas as áreas e domínios da intervenção política e pública ao nível local», afirmou Gracinda Leal na apresentação do Plano Municipal para a Igualdade e Responsabilidade Social, que decorreu no auditório da Biblioteca Ferreira de Castro.

O momento assinalado destinou-se à exibição do «instrumento que visa a promoção de uma participação equilibrada entre homens e mulheres na tomada de decisões», informou a Conselheira Local, para quem «o plano é o resultado de um trabalho de equipa encarado, não como um ponto de chegada, mas como um ponto de partida para o caminho da sensibilização e da aproximação entre as pessoas».

De acordo com Hermínio Loureiro, presidente da autarquia, «a promoção da igualdade de género revela-se fundamental para a construção de uma comunidade mais justa e igualitária, capaz de respeitar os direitos fundamentais dos seus cidadãos e promover a cidadania».

«Torna-se, assim, premente sensibilizar os cidadãos para a importância da igualdade de género», concluiu.

Na sessão de apresentação este ainda Rosa Oliveira, representante da Comissão para a Igualdade de Género (CIG) e João Frutuoso, representante do Centro Europe Direct do Porto.

Recorde-se que o Plano Municipal para a Igualdade consubstancia-se num compromisso político com a promoção da igualdade e com a promoção da qualidade de vida de mulheres e de homens a nível local.

É um instrumento de política global que estabelece a estratégia de transformação das relações sociais entre os géneros, fixando os objetivos a curto, médio e longo prazo, bem como, as metas a alcançar em cada momento da sua aplicação e que define os recursos mobilizáveis e os responsáveis pela sua prossecução.

A candidatura do Plano insere-se no âmbito do Programa Operacional do Potencial Humano (POPH), Eixo 7 – Igualdade de Género, Tipologia 7.2. (Planos para a Igualdade).


Mais informações em: http://www.cm-oaz.pt/acao_social.352/igualdade.1198/plano_municipal_para_a_igualdade_de_oliveira_de_az.1199/plano_municipal_para_a_igualdade.a2953.html

GALERIA DE IMAGENS
  • Casa Museu Ferreira de Castro Iporto - Agendas Cineteatro Caracas Concurso de Música Terras de La Salette IPORTO
  • Facebook Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis Arquivo Municipal Academia de música
  • Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Azeméis Educa Twitter Parque Temático Molinológico Parque de La Salette
  • Loja Ponto Ja Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Galeria Tomás Costa
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]