Dia nacional do ar comemorado hoje em todo o país

Data: 06/04/2022

Celebra-se hoje o Dia Nacional do Ar, instituído com o objetivo de destacar a importância da qualidade do ar e de sensibilizar a população para a necessidade de conhecer e atuar para proteger este recurso indispensável à vida.

Em 2022, as comemorações são subordinadas ao tema “Agir localmente para um bom ar”, salientando-se a importância da ação dos municípios na identificação das causas de deterioração da qualidade do ar e no esboço de soluções que permitam a melhoria da qualidade do ar e, consequentemente da qualidade de vida dos cidadãos.

Este dia foi instituído em Portugal, em 2019, e veio criar a oportunidade de, anualmente, envolver a comunidade no tema da comemoração escolhido, dando visibilidade à importância da matéria e chamando a atenção para o direito, que é de todos, a "respirar um bom ar".

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição do ar é o maior problema ambiental que afeta a saúde humana e que na Europa mata, por ano, dez vezes mais que os acidentes de viação. Apesar das melhorias significativas registadas nas últimas décadas, em Portugal persistem alguns problemas de qualidade do ar, principalmente nos grandes centros urbanos.

A promoção da melhoria da qualidade do ar por intermédio da alteração de comportamentos e pelo incentivo à implementação de medidas amigas do ambiente são a chave para se caminhar para um país com boa qualidade do ar, o que motivou o lançamento da campanha de sensibilização "POR UM PAÍS COM BOM AR", disponível através do seguinte link: https://por1bom-ar.apambiente.pt/.

O Município de Oliveira de Azeméis não poderia ficar alheio a esta matéria e contribui para a divulgação desta campanha, tão importante para a consciencialização da comunidade da importância da qualidade do ar que respiramos, apelando à mudança de comportamentos e atitudes para um concelho mais saudável.