Com o objetivo de promover as práticas de consumo sustentável, com foco na redução do desperdício alimentar, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis irá iniciar a implementação da campanha “Razões de Sobra”, junto dos munícipes.
Nesta primeira fase, a campanha incidirá sobre a temática da redução de produção de resíduos, sensibilizando a população em geral para a sua importância, como meio de combate ao desperdício e ao despesismo. Neste caso, a expressão “Para fazer menos” é associada ao mote da campanha, “Razões de Sobra”, criando surpresa e interesse no interlocutor e levando-o à interiorização de informação sobre práticas de redução e sobre resíduos com potencial de valorização.
A campanha de prevenção incidirá sobre percentagens municipais de desperdício alimentar nas residências e de resíduos valorizáveis que continuam a ser encaminhados para a fração de indiferenciados, apresentação de boas práticas de redução da produção de resíduos (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar), com enfoque na prevenção (diminuição das aquisições e embalamento) e nas vantagens individuais associadas: menos lixo, menos desperdício, menos esforço.
Este momento antecede uma fase de sensibilização direta, destinada a públicos específicos, com vista à introdução dos sistemas de recolha dedicada de biorresíduos e sua valorização.
Pretende-se com este investimento gerar uma maior consciência da importância da poupança financeira e de recursos pessoais (tempo e esforço), aumentar os indicadores municipais de valorização, alavancando poupanças públicas e privadas na gestão dos resíduos urbanos, através do cumprimento das metas preconizadas no PERSU 2030 para o país e do envolvimento da comunidade e parceiros estratégicos locais.