Oliveira de Azeméis no caminho da neutralidade carbónica

Data: 18/01/2024

O concelho de Oliveira de Azeméis integra a agenda Be.Neutral, um projeto financiado pelo PRR que tem como premissa a criação da “primeira região neutra em carbono da Europa”. Com um investimento previsto de cerca de 200 milhões de euros, este ambicioso projeto prevê a redução de carbono nas cidades, através de mais de 48 novos produtos e serviços de mobilidade integrada, desenvolvidos e industrializados a partir de Portugal.

Através do acordo entre 44 entidades, onde se inclui os setores industriais, académicos, científicos, e tecnológicos e o envolvimento de oito cidades do norte do País – Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Viana do Castelo e Oliveira de Azeméis, a Be.Neutral prevê a disponibilização no mercado de diversas opções de mobilidade neutra em carbono, tais como autocarros, carros e bicicletas elétricas, meios de transporte que estarão conectados a plataformas de dados que permitirão gerir os novos serviços de mobilidade, bem como quantificar, em tempo real, as emissões de carbono evitadas com o uso destes serviços de mobilidade sustentável.

Um dos pontos mais relevantes deste projeto Be.Neutral é a possibilidade do novo veículo Ben (de Be.Neutral) ser produzido pelo Grupo Simoldes em Oliveira de Azeméis, um veículo de quatro rodas, pequeno, leve e conectado para novos serviços de mobilidade urbana. Da parceria virtuosa entre os setores científico, tecnológico e industrial, e as autarquias, poderá resultar um veículo verdadeiramente carbono zero, que muito contribuirá para termos cidades com neutralidade carbónica.